Criptomoedas têm futuro? Meta acha que não!

Um dos grandes debates na internet é se o mundo das criptomoedas tem ou não futuro, se a tecnologia blockchain tem futuro e, mais recentemente, os NFTs. Mas se há alguns anos atrás a corrida a este mercado era enorme entre as grandes empresas, há muitas que têm desistido e, sem dúvida, a Meta é uma delas.

A Meta, detentora do Facebook e Instagram, já fez várias aposta neste segmento, mas que foi sempre deixando para atrás. Cada nova aposta, acabaria por ser cancelada algum tmepo depois e é isso que volta a acontecer. Será que a Meta acha que o mundo das criptomoedas não tem mesmo futuro?

Se olharmos para o passado da empresa recentemente criada para gerir o Facebook e a aposta da marca no metaverso, verificamos que, realmente, a sua aposta nas criptomoedas tem sido pautada por avanços e recuos. Um dos grandes destaques foi mesmo a Libra, a criptomoeada do Facebook que após muitos protestos de entidades norte-americanas, também acabou na gaveta. Agora foi a vez da Novi, uma carteira virtual que viu a luz do dia no passado mês de outubro.

Assim, o gigante tecnológico agora conhecido como Meta sugeriu que tem planos para redireccionar a tecnologia da carteira digital para produtos futuros, incluindo os relacionados com o desenvolvimento “metaverso”. No entanto, a empresa nõa clarifica quais serão os objetivos do trabalho que esteve durante a tecnologia Novi.

Os altos executivos da Meta têm falado do metaverso como uma grande oportunidade para o comércio digital. No entanto, também alertaram para os longos prazos que serão necessários para desenvolver o procurado para o mercado – sugerindo que poderá levar décadas.

Nos últimos meses, a empresa também tem vindo a testar o apoio aos NFT – pelo que a Meta tendo a sua própria infra-estrutura de carteiras digitais poderia apoiar um impulso mais amplo para o comércio das NFTs, mas a verdade é que o volume deste negócio tem vindo a cair brutalmente, tal como o mercado das criptomoedas.

O que era a carteira digital Novi?

O piloto Novi, entretanto, foi muito mais básico: permitiu aos beta testers fazer pagamentos pessoais instantâneos e sem taxas através da aplicação Novi, utilizando uma moeda estável como meio de transferência – com o marketing da Meta a afirmar que a sua tecnologia tornava o envio de dinheiro “tão fácil como enviar uma mensagem”. O piloto foi limitado a utilizadores nos EUA e na Guatemala.

Uma integração limitada com a WhatsApp foi também implementada em Dezembro último para um subconjunto de utilizadores dos EUA da plataforma de envio de mensagens da Meta.

No entanto, o mercado das criptomoedas tem sido muito atacado pelas entidades regulados norte-americanas, o que não tem facilitado a vida à Meta e, ajuda, a que estas investidas neste mercado encontrem muitas dificuldades.

Uma nota no website da Novi informa os utilizadores sobre o fim iminente do teste pilote, indicando que o serviço deixará de estar disponível para utilização após 1 de Setembro. Refere, também, que facilitará o levantamento do dinheiro, bem como o download das informações dos utilizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui