Criar um jogo Indie para Xbox One custa quase 4 mil euros

ID-at-Xbox

A Microsoft Portugal anunciouprograma de desenvolvimento de jogos indie, [email protected], para Xbox One disponível em Portugal. Mas quanto custa criar e promover um jogo Indie?

Certamente que criar jogos é o sonho de muitos jovens, provavelmente muitos que vão para programação e que gostam de jogos desde crianças, sempre sonharam em criar um jogo ou trabalhar numa das grandes produtoras de jogos. Com as novas consolas e as novas formas de jogar, como os dispositivos móveis e as redes sociais, é mais “fácil” de criar jogos e colocá-los à disposição dos utilizadores. As fabricantes das consolas fixas também estão à espreita deste negócio e também já permite a criação de jogos Indie.

Com cada vez mais produtoras independentes a criarem jogos indie com claro sucesso, por muito simples que pareçam, a Xbox One tem um programa próprio para este segmento, disponível no mercado português, que irá facilitar a criação dos respetivos jogos. Mas qual o custo? A produtora independente Happion Labs decidiu tornar publico todos os custos associados e o valor não é pequeno.

A Happion Labs, produtora por trás do Sixty Second ShooterPrime, calculou um total de $5,143 (3837€), onde contabiliza desde o link e manutenção do site ($19) até ao pagamento do rating nos mercados estrangeiros ($2042). O que acaba por ser mais caro é mesmo a avaliação obrigatória dos jogos, onde só inclui a PEGI e USK, mas se incluísse a Austrália e a Nova Zelandia custaria mais dois mil dólares.

No entanto, a Hapion Labs refere que o jogo pode custar menos de $3000, se não lançar o jogo em outros territórios além do norte-americano, mas acaba por limitar alguns mercados importantes, como o Europeu.

Portanto, se pensa em sair do seu trabalho diário para criar um jogo para a Xbox One, pense duas vezes e faça as contas, não é assim tão fácil nem barato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here