Criado robô que escreve poesia desenvolvida por Inteligência Artificial

Embora os robôs sejam criados para realizar tarefas muito específicas e mecânicas, os avanços na tecnologia permitiram que eles aprendessem sobre suas habilidades particulares. Ai-Da, por exemplo, é um verdadeiro artista capaz de pintar, desenhar, esculpir e escrever poesia.

Este robô utiliza um modelo sofisticado de linguagem, uma base de dados de palavras e uma análise de padrões de fala.

A apresentação do Ai-Da realizou-se no Ashmolean Museum na Universidade de Oxford na passada sexta-feira, tendo o robô feito parte de uma exposição em homenagem ao 700º aniversário da morte do poeta italiano Dante Alighieri. Além de escrever poemas, através do recurso à Inteligência Artificial robô consegue ser capaz de pintar, desenhar e esculpir.

blank

Ao contrário dos poetas humanos, a inspiração de Ai-Da é baseada em 14.233 versos da “Divina Comédia” de Dante Alighieri, uma base de palavras e programas de análise de padrões de fala. Depois de processar as centenas de linhas, o robô humanóide usou algoritmos para criar um poema.

A Ai-Da foi criada por Aidan Meller em colaboração com a Engineered Arts, uma empresa de robótica com sede no Reino Unido, e cientistas das Universidades de Oxford e Leeds. Segundo o criador, e avançado pelo The Guardian, o robô é tão avançado que pode produzir 20.000 palavras em apenas 10 segundos.

Dado o crescente avanço dos modelos linguísticos, Aidan Meller acredita que, em breve, “ serão completamente indistinguíveis dos textos humanos”. Na verdade, em entrevista à CNN, o criador do Ai-Da disse que o robô é capaz de imitar tão bem a caligrafia de um humano que, se lermos, não saberemos que não foi escrito por um. Meller acrescentou ainda que embora não veja a poesia de Ai-Da como uma real competição com os poetas humanos, ele admite que é “fundamentalmente perturbador”, tendo em conta a qualidade de trabalho apresentada pelo robô.

Fonte: The Guardian

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here