COVID-19: Projeto “Achata a Curva” assinala iniciativas de cidadania

O projecto colaborativo “Achata a Curva” é-nos apresentado como um mapa de Portugal que sinaliza as iniciativas no âmbito da cidadania de apoio ao combate à pandemia global do novo coronavírus (covid-19).

Neste link, dividida entre “ofereço” e “preciso”, está a lista de um conjunto de cidadãos que produzem viseiras através de impressão 3D ou que oferecem o seu tempo para fazer as compras de pessoas incluídas em grupos de risco, por exemplo.

As medidas de contenção adotadas para evitar o crescimento exponencial da propagação da covid-19 determinaram o confinamento de grande parte da população portuguesa. Contudo, rapidamente veio a resposta da sociedade civil em ações de ajuda às pessoas que pertencem aos grupos de risco e aos profissionais de saúde que se encontram na linha da frente do combate e,logo, mais expostos.

Foi com o objetivo de aglomerar num só sítio as iniciativas cidadãs neste contexto que nasceu a plataforma Achata a Curva. A iniciativa está integrada na rede internacional “Frena la Curva”, lançada em Espanha, que criou este mapa interativo que localiza e agrega as iniciativas de apoio lançadas pelos portugueses. Os movimento cívicos locais já existentes, estão agora reunidos com o mesmo propósito.

O mapa, de consulta livre, categoriza as iniciativas consoante a sua tipologia: apoio social, serviço comercial, ofertas ou necessidades. Adicionalmente, no mapa podem ainda ser feitos outros pedidos extraordinários para fazer face a situações ainda não levantadas.

Vários professores têm vindo a público salientar que este é o momento de se trabalhar muito as questões da cidadania, de estar atento ao que se está a passar no mundo, como é que cada um está organizado e a mudar outros.

Esta é uma ferramenta colaborativa, pelo que são os utilizadores da plataforma os responsáveis pela inscrição de novas entradas no mapa e pelo mapeamento das diferentes iniciativas de resposta populares. Os promotores da iniciativa dizem estar à procura de mais pessoas interessadas em colaborar com o projeto. Aqueles que tiverem interesse em contribuir para a plataforma, devem enviar um e-mail para [email protected]

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here