Countach 50 Omaggio ´Não oficial´ presta homenagem ao original da Lamborghini

O Countach 50 Omaggio pode nunca chegar à produção, mas realmente abre o nosso apetite para a própria versão da Lamborghini sobre este modelo ícone. Se Sant’Agata lançar um Countach de produção limitada, baseado no Aventador, provavelmente seria de uma maneira semelhante ao Bugatti Centodieci que foi uma homenagem de 2019 ao EB110 de 1991.

Os laços estreitos com o Aventador são muito mais evidentes dentro da cabina. Para diferenciá-lo do carro-chefe de saída, a ARC design adicionou um grande ecrã ´touch´no console central inclinado, ecrãs digitais de substituição de espelho nas portas e um novo centro com todos os botões e interruptores necessários.

Este ano, o mundo está a celebrar o 50º aniversário do Lamborghini Countach e enquanto esperamos ansiosamente por uma possível homenagem de Sant’Agata, o estúdio de design independente ARC design apresentou o seu próprio carro-conceito digital inspirado pela criação original de Marcello Gandini.

blankO Lamborghini Countach 50 Omaggio foi planeado como uma homenagem ao carro-conceito que estreou no Salão Automóvel de Genebra de 1971. Esta versão Countach na sua forma mais pura, à medida que as várias versões de produção, construídas entre 1974 e 1990, gradualmente se desviaram das linhas simples do original, adiciona componentes aerodinâmicos mais pronunciados e pára-choques mais robustos.

O design ARC queria manter as linhas e superfícies limpas do original, permitindo que ele se transformasse em algo mais agressivo com a ajuda da aerodinâmica ativa. Assim, as entradas de ar laterais escondidas atrás das janelas aparecem apenas quando necessário, e a asa traseira ativa desdobra-se apenas em velocidades mais altas.

blankEmbora não tenhamos certeza se esses ativos sozinhos são grandes o suficiente para resfriar o motor, mas pelo menos eles parecem adequados. Com base nos fundamentos do Aventador, o Countach 50 Omaggio herda o monocoque de fibra de carbono e o seu gritante motor V12 de instalação central. Em teoria, o Countach 50 Omaggio é muito maior do que a sua fonte de inspiração, com faixas significativamente mais largas e rodas de maior diâmetro. A julgar pelas renderizações fotorrealistas, o carro parece mais largo, mais baixo e mais equilibrado.

Hoje em dia, os supercarros estão a tornar-se cada vez mais complicados, e então ver formas simples, mas bonitas, num hipercarro, é algo positivo. Não há necessidade de unidades ´pop-up´ adicionais, pois os faróis principais possuem tecnologia a laser. As entradas de ar são perfeitamente integradas no pára-choques dianteiro, enquanto o capot plano tem uma forma trapezoidal como muitos ´Lambo´s´ depois do Countach.

blankO único problema é que a saliência dianteira parece um pouco longa demais em certos ângulos e as rodas enormes exigem mais agressividade nos ângulos das defesas dianteiras. A visão mais impressionante do carro-conceito digital é definitivamente a traseira. As luzes traseiras com uma malha de LED muito fina, na verdade servem como canais de ar, permitindo que o ar quente proveniente do V12 naturalmente aspirado escape.

A tampa do motor é feita de vidro com luzes de travão integradas que desaparecem quando não estão em uso, enquanto um largo tubo de escape está localizado no difusor. No geral, a cauda do conceito faz justiça ao Countach original e lembra-nos por que gostamos tanto deste carro. Então, a pergunta que fica é se que irá significar uma possível ressurreição de Countach? Será preferível uma reinterpretação moderna do original ou um carro-conceito futurista com referências de design mais discretas?

blankFonte: Carscoops

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here