Coreia do Sul deve impor travão a Google e Apple na cobrança de comissão

A Coreia do Sul provavelmente impedirá que o Google e a Apple exijam que desenvolvedores de software usem seus sistemas de pagamento, impedindo-os efetivamente de cobrar comissões em compras no aplicativo, o primeiro travão a gigantes da tecnologia por uma grande economia.

A legislação do parlamento e o comitê judiciário devem aprovar na terça-feira a revisão da Lei de Negócios de Telecomunicações, apelidada de “lei anti-Google”, que visa a operadores de lojas de aplicativos com posições dominantes no mercado.

Se o projeto for aprovado pelo comitê, será submetido à votação final na quarta-feira. Os legisladores da Coreia do Sul pressionaram a questão da estrutura de comissões desde meados do ano passado.

Ambas as empresas enfrentaram críticas globais porque exigem que os desenvolvedores de software que usam suas lojas de aplicativos usem seus sistemas de pagamento no aplicativo que cobram comissões de até 30% nas compras no aplicativo.

“Para aplicativos de jogos, Google tem forçado os desenvolvedores de aplicativos a usar seu próprio sistema de pagamento … e quer expandir sua política para outros aplicativos como música ou webtoon”, disse Kwon Se-hwa, gerente geral da Korea Internet Corporations Association, um grupo sem fins lucrativos que representa empresas coreanas de TI.

“Se o novo projeto se tornar a lei, os desenvolvedores terão opções para usar outros sistemas de pagamento independentes”, disse Kwon.

A União Europeia propôs no ano passado a Lei de Mercados Digitais, visando as comissões das lojas de aplicativos. As regras são projetadas para afetar grandes empresas, mas alguns legisladores europeus são a favor de torná-las mais rígidas para atingir especificamente os gigantes da tecnologia americana, informou a Reuters em junho.

No início deste mês, nos Estados Unidos, um trio bipartidário de senadores apresentou um projeto de lei que controlaria as lojas de aplicativos de empresas que, segundo eles, exercem muito controlo do mercado, incluindo Apple e Google.

Na Coreia do Sul, o mercado doméstico da fabricante de telefones Android Samsung, a Google Play Store obteve uma receita de quase 6 trilhões de won ( 5,29 bilhões de dólares) em 2019, de acordo com um relatório do governo publicado no ano passado.

No início deste ano, Google disse que vai reduzir a taxa de serviço que cobra dos desenvolvedores em sua loja de aplicativos de 30% para 15% sobre o primeiro milhão de dólares que eles ganham em receita num ano. A Apple tomou medidas semelhantes.

Para a Apple também, as comissões de compras no aplicativo são uma parte importante do seu negócio de serviços de 53,8 bilhões de dólares e representam uma grande despesa para alguns desenvolvedores de aplicativos.

Em maio, uma ação antitrust movida pelo fabricante do popular jogo “Fortnite” contra a Apple revelou que a fabricante do jogo pagou 100 milhões de dólares em comissões à Apple ao longo de dois anos.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui