CoPilot: Microsoft quer levar inteligência artificial para o mercado de trabalho

Foi durante o evento dedicado à inteligência artificial que decorreu no dia de ontem que a Microsoft anunciou uma funcionalidade baseada em IA para 365 aplicações para ajudar a criar documentos, e-mails e apresentações.

A Microsoft introduziu o Copilot, uma ferramenta baseada no GPT-4 para aplicações Office. O assistente pode ser chamado através da barra lateral do Word, Excel, Powerpoint e Outlook. A ferramenta é controlada num chat com instruções de linguagem natural que o utilizador tem de digitar e pode também aceder a outros documentos para considerar o layout, estilo e conteúdo.

Jared Spataro, chefe do Microsoft 365, descreve o Copilot como uma forma completamente nova de trabalhar. As funções do Copilot incluem a geração de texto em documentos, a criação de apresentações PowerPoint baseadas em documentos Word e a utilização de funções Excel desconhecidas para a maioria dos utilizadores, tais como tabelas pivot.

Reuniões do Teams são resumidas

O Copilot também pode ser utilizado em reuniões do Microsoft Teams para fornecer informações e preparar atualizações sobre projetos ou mudanças organizacionais. No evento, foi demonstrado que um funcionário, devido a uma marcação privada no calendário do Outlook, estabelece um marcador na reunião das equipas agendada que a IA deve resumir para ele mais tarde.

Como resultado, são compiladas notas de reunião, uma lista de afazeres para o funcionário e afins. Perguntas sobre o conteúdo da reunião podem também ser feitas mais tarde na janela de AI.

Além disso, o Copilot pode ser utilizado no Outlook para resumir tópicos de correio electrónico e criar esboços de respostas que podem ser ajustados para tom ou duração linguística.

Embora Spataro saliente que o Copilot nem sempre acerta, salienta os benefícios da ferramenta na aceleração dos fluxos de trabalho.

Novo Microsoft Business Chat

A nova aplicação de Business Chat da Microsoft é algo como um sistema de solicitação que ajuda os utilizadores a completar tarefas que requerem o processamento simultâneo de conteúdos de documentos, apresentações, notas e e-mails, por exemplo, para se prepararem para uma reunião.

A Microsoft salientou várias vezes que a IA no Office pode desempenhar um papel importante em ajudar as pessoas a fazer o seu trabalho – a empresa não está a falar em substituir locais de trabalho inteiros, mas vê a IA como uma ferramenta para alcançar melhores resultados de trabalho.

As aplicações do Microsoft AI-powered Office também estão a causar preocupação. Os críticos têm levantado preocupações sobre a exactidão dos modelos de IA e o risco de utilização indevida de dados comerciais. No entanto, a Microsoft insiste que está consciente das suas responsabilidades e fornece contramedidas para erros, parcialidade ou utilização indevida.

Quando é que a IA para o Microsoft 365 chega?

A Microsoft está atualmente a testar o Copilot com 20 grandes clientes e planeia expandir a base de utilizadores nos próximos meses. Os preços e mais detalhes deverão ser anunciados no futuro.

Os anúncios dos últimos dias e semanas mostram que as ferramentas baseadas na IA estão a entrar no local de trabalho. Resta saber se as empresas que não subscrevem o Office 365 mas, por exemplo, utilizam a versão do Microsoft Office 2021, ficarão para trás.

FONTEMicrosoft

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui