Tem a aparência de uma jovem mulher e consegue representar as emoções humanas mais básicas. Chama-se Zoe e descreve-se a si mesma como uma “cabeça falante” desenvolvida pelos cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. No entanto, é muito mais do que isso.
Zoe é, como os seus criadores a descrevem, o mais moderno avatar (uma representação gráfica de um humano, por exemplo, no mundo virtual) desenvolvido até agora.
E, além do seu aspeto ser perfeito, a sua capacidade de comunicação verbal e expressão facial são espantosas, como pode ver no vídeo disponibilizado pela universidade britânica.
O objetivo é que estes avatares possam, um dia, ser o intermediário entre humanos e máquinas.
Outra possibilidade poderá vir a manifestar-se no universo dos videojogos. Isto tendo em conta que a tecnologia pode vir a ser aplicada aos personagens, aperfeiçoando a sua aparência ou permitindo a criação de avatares dos jogadores, entre outras possibilidades.
Mas, por agora, Zoe já é uma verdadeira inovação capaz de revelar sinais de cinco emoções básicas, controladas por outros tantos botões de intensidade. O avatar de Cambridge consegue exprimir alegria, tristeza, raiva, medo e ternura.
Em breve, Zoe promete que surgirá em três dimensões e será mais interativa, com a tecnologia a adaptar-se cada vez mais às necessidades de cada utilizador.
httpv://www.youtube.com/watch?v=E0mWUdBEF5o
VIKI?