Conheça o Stan: o robô que o ajuda a estacionar nos aeroportos

A Stanley Robotics, uma empresa francesa de robótica, encontrou uma solução para as autênticas “dores de cabeça” que temos quando andamos à procura de um lugar para estacionar num aeroporto. A novidade chama-se “Stan” e é um robô que estaciona o carro por si.

O conceito é simples. Os condutores estacionam em hangares especiais para que os veículos sejam analisados. Terminada essa rápida análise, um dos “Stan” vai procurar por si um lugar de estacionamento que melhor corresponda às características do seu carro. Enquanto isso, pode ir apanhar o seu voo sem mais preocupações, uma vez que o seu veículo vai ficar estacionado em segurança.

Stanley Robotics

O objetivo desta empresa francesa é não só poupar tempo aos seus clientes, mas também utilizar de uma forma mais eficiente os parques de estacionamento. A ideia está já colocada em prática no aeroporto Lyon-Saint-Exupéry em Lyon, em França, e em Düsseldorf, na Alemanha. Para já, os robôs da Stanley Robotics são responsáveis por um pequeno lote de 500 lugares de estacionamento nos arredores deste aeroporto mas a Stanley afirma que já tem planos para expandir o serviço para outras 6.000 vagas, embora ainda não se saiba quando tal poderá acontecer.

A invenção está a ser testada pela primeira vez a tempo inteiro, mas ainda terá humanos a observá-la para resolverem qualquer problema que possa surgir. Os robôs são totalmente autónomos e dispensam o recurso a um condutor.

A intenção da Stanley Robotics é aumentar o número de lugares disponíveis no Lyon-Saint-Exupéry e expandir-se para outros aeroportos. Este ano, 2019, está programado um teste no aeroporto de Gatwick em Londres, Reino Unido, em plena época alta: agosto deste ano. Os testes-piloto no aeroporto de Gatwick vão durar três meses.

Stanley Robotics

Quanto ao preço, este serviço no aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry custa cerca de 54 euros por uma semana. Se o trabalho fosse executado por humanos, custaria mais de 100 euros.

Fonte: TechXplore

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here