Conheça o robot Centauro que poderá salvar vidas no futuro (com vídeo)

O futuro dos robots poderá não ser a forma humana: mas sim a forma de Centauro. Este novo robot do Istituto Italiano di Tecnologia, com seis pernas, quatro rodas e duas mãos pretende ser um protótipo de um robot que no futuro possa actuar em casos de emergência.

Esta nova forma é portanto a última tentativa dos cientistas de encontrar a melhor forma de corpo para um robot designado a actuar em estratégias.

Uma forma original para um robot

Estes cientistas consideraram que a forma humana não é a melhor para actuar em tragédias, e que é possível conceber um design mais seguro e eficiente para salvar vidas. Neste caso, os investigadores construíram um robot a que chamaram Centauro, com uma forma que oferece mais estabilidade, flexibilidade e eficiência que apenas duas pernas. Poderá ver o vídeo deste robot em acção aqui:

Este design é inspirado noutro centauro da Universidade de Bonn. Este novo modelo tem 1.5 metros de altura, pesa 93 kg e é feito de metais o mais leves possível (como o alumínio, que é de seguida coberto com uma pele de plástico impressa em 3D). Este robot é controlado a todos os momentos por um operador humano mas, em teoria, poderá no futuro ser controlado por inteligência artificial.

A flexibilidade deverá ser a grande vantagem deste modelo. As possíveis rotações de todos os membros do robot são inúmeros, o que lhe permite adoptar imensas posturas diferentes. Para além das posturas diferentes para passar por diversos caminhos apertados, tem capacidade de pegar em detritos e obstáculos para “criar” caminho.

O robot será colocado em testes no futuro próximo

Claro que o design é apenas metade do trabalho. O Centauro será agora colocado em situações de emergência simuladas. Começará por enfrentar desafios simples, que irão aumentando a dificuldade. Se tudo correr bem, este poderá ser mais um passo em frente na utilização da robótica para salvar vidas em situações de emergência.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui