Conheça o Fairphone, o smartphone politicamente correto

fairphoneSempre que trazemos uma notícia sobre um smartphone,  o mais habitual é reforçarmos as suas características técnicas. No caso do Fairphone, o hardware e software serão, provavelmente, o menos importante. Aquilo que salta à vista na constituição deste smartphone é a forma como é produzido, guiando-se por preocupações éticas e sociais.

A startup holandesa que o criou (tem o mesmo nome) garante que o dispositivo respeita o meio ambiente (é reciclável) e as condições de trabalho dos operários. Ao contrário do que é normal, a matéria-prima do smartphone não financia grupos armados ou conflitos e tem origem em fábricas e minas que “tratam as pessoas como seres humanos”, diz a empresa.

Além disso, a fábrica do smartphone na China investe na melhoria das condições de trabalho e dos salários dos operários. A cada Fairphone vendido, três euros revertem a favor da remoção do lixo eletrónico no Gana.

Se as preocupações éticas e sociais do aparelho ainda não o conveceram, as especificidades técnicas também não estão nada mal. O Fairphone tem um ecrã de 4,3 polegadas e 16 GB de armazenamento interno, suporte dual-SIM, câmaras de 8 e 13 megapixels e roda o sistema operacional Android 4.2 (Jelly Bean). O smartphone já está em pré-venda no site da empresa e custa 325 euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui