Conheça a nova versão do Google Authenticator

O autenticador da Google “Google Authenticator” é um serviço bastante simples e linear de ser usado. O serviço consiste em uma verificação de dois passos mediante a utilização de códigos quando você tenta efectuar o login em sites de terceiros. A aplicação Android viu a sua última actualização em 2017, mas o Google Authenticator 5.10 foi hoje apresentado com um novo design em Material Theme e a possibilidade de transferência das suas contas.

O serviço “Google Authenticator” adaptou o novo Material Theme mantendo centrado o seu logótipo na barra superior do seu ecrã, enquanto com o tema escuro activado fica agora combinado com a côr de fundo encontrada nas outras aplicações. O FAB no canto inferior direito foi também sujeito a uma nova modificação de modo a colocar o símbolo da Google de “+” bem mais colorido.

Na principal lista agora conseguimos ver o nome das contas acima dos códigos de seis dígitos, os quais agora encontram-se em azul e utilizam como fonte a Google Sans. Na secção direita, o temporizador circular está de igual modo mais colorido. No menu de “overflow” iremos agora verificar a presença da nova opção “Transfer accounts” que irá permitir ao utilizador exportar ou importar códigos.

Isto irá potenciar a utilização de barra de códigos QR e diminuirá também imensamente o trabalho, de cada vez que mudarmos de telemóvel ter de visitar cada serviço individualmente e configurar o “Google Authenticator”.

Outras alterações foram incluídas nesta actualização tais como a capacidade que a aplicação agora possui de aproveitar a altura do ecrã ao contrário de ter uma barra preta na parte inferior do mesmo. Como medida de segurança, a Google não irá permitir mais a possibilidade de efectuar “Screenshots” no ”Google Authenticator” tal como era possível quando estávamos a navegar em modo incógnito no Chrome, e a palavra chave do seu dispositivo era necessário antes de efectuar a exportação.

Seja como for, a Google já adiantou mais alguns detalhes acerca da nova opção de transferência de contas. Assim sabemos agora e segundo a marca que:

1. Informação alguma irá ser enviada durante o processo para os servidores da Google, sendo a comunicação feita apenas directamente entre os dois equipamentos.

2. Foi implementado um conjunto de mecanismos de alerta bem como registo de toda a actividade ocorrida durante a transferência em um “log” de modo a que os utilizadores possam estar actualizados de quando a funcionalidade de transferência esteja a ser utilizada.

Podemos afirmar que esta nova actualização 5.10 do “Google Authenticator” é uma actualização digamos que de certo modo já deveria ter sido lançada faz imenso tempo e pode até já estar algo desactualizada, mas mesmo assim muitos serviços de terceiros continuam a recomendar a sua utilização.

Fonte: 9to5Mac

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui