Conheça 7 formas de ganhar dinheiro com games

Hoje em dia quem quer saber como ganhar dinheiro na internet tem à disposição várias alternativas. Uma delas, quem diria, envolve um dos temas que muita gente adora e movimenta uma indústria milionária: os games.

Jogos digitais são populares e lucrativos. A prova disso é que já há gamers profissionais que ganham um salário para Cristiano Ronaldo nenhum reclamar. Os eSports se consolidaram como um segmento rentável, mostrando que games movimentam muito dinheiro.

Mas calma, se você não sabe como jogar League of Legends e não conhece todos os golpes especiais do Street Fighter, não se preocupe, ainda assim há outras maneiras de ganhar dinheiro com games sem necessariamente ser um gamer profissional.

blank

Se interessou pelo tema? Então para saber mais a respeito dessas possibilidades, confira os tópicos a seguir:

  • Tenha um blog
  • Invista nas Lives
  • Tenha um canal de vídeo
  • Conheça as Game Coins
  • Desenvolva jogos
  • Produza um podcast
  • Seja um gamer profissional

1 – Tenha um blog

Os blogs surgiram praticamente junto com a atual era digital, quando a internet, lá nos anos 90, dava os seus primeiros passos para mais tarde se tornar o que conhecemos hoje.

De lá para cá os blogs, com a resistência espartana do guerreiro Kratos, continuam relevantes dentro do vasto universo das mídias digitais. Não por acaso, quando se trata de saber como ganhar dinheiro na internet, os blogs sempre aparecem como uma alternativa viável.

Blogs se consolidaram como sinônimo de versatilidade. Eles suportam conteúdo textual, vídeos, imagens, gráficos, GIFs, ou seja, em termos de formato de conteúdo não há do que reclamar.

Aproveitando o tema, você pode criar um blog para abordar o assunto que você quiser e, de preferência, o que você conhece melhor. Você é músico e quer ganhar dinheiro dando dicas de como tocar um instrumento? Crie um blog.

Você gosta de culinária e quer lucrar dando dicas de receitas? Faça um blog. Você aprecia games e quer ganhar dinheiro com eles? Um blog está aí para isso.

Lembre-se que assuntos não faltarão para um blog sobre games. História dos jogos, curiosidades sobre personagens e dicas sobre como superar fases são apenas alguns deles.

A importância de uma boa plataforma

Antes de partir para essa jornada, é fundamental ter em mente que os lucros não vão surgir como um passe de mágica. Investir em um blog é trabalhar com produção de conteúdo e isso, na verdade, requer planejamento e a construção gradual de uma audiência.

Pode até demorar, mas quando se trata de um blog, é cedo para gritar “game over” logo nas primeiras fases da empreitada. Por isso, a sua principal arma para obter êxito nessa aventura é contar com uma boa plataforma.

É a plataforma que vai permitir você dizer que o seu blog é realmente um projeto online profissional, capaz de atrair audiência e, posteriormente, render dinheiro.

Com uma boa plataforma você pode postar e gerenciar os seus conteúdos no blog sobre games. Nesse caso, existem várias à disposição e algumas delas já bem conhecidas no mercado são Wix, Webnode e oomla!

Não dá para deixar de mencionar o WordPress, famoso CMS devido aos seus quase infinitos recursos (os tais plugins) e por sua ampla variedade de templates.

Entretanto, não é só com uma plataforma de qualidade que você vai turbinar o seu blog. Lembre-se também de investir em uma boa hospedagem de site e um registro de domínio. Esses dois detalhes fazem toda a diferença para proporcionar aos visitantes uma boa experiência de navegação e uso.

Possibilidade de monetização em um blog

Já com a plataforma devidamente encaminhada e com uma audiência consolidada, você já pode planejar o processo de monetização do seu blog. Veja abaixo as dicas!

Postagens patrocinadas: Você pode fazer parcerias com empresas do ramo dos games e elaborar postagens sobre consoles, lançamentos de jogos, notícias sobre eventos e muito mais.

Google AdSense: É o serviço de publicidade oferecido pelo Google. Você pode efetuar a inscrição nesse serviço e utilizá-lo em seu blog. A partir daí o seu blog passará a exibir anúncios. E de onde vem o seu lucro? Basicamente eles vão surgir dos cliques dos visitantes nos anúncios e da quantidade de visualizações

Venda de infoprodutos: Outra alternativa é vender infoprodutos (produtos digitais) no seu blog. É óbvio que como estamos falando sobre games, tais produtos podem ser e-books, audiobooks e vídeos, por exemplo. Tudo relacionado a esse universo

blank

2 – Invista nas Lives

A Covid-19 ajudou na proliferação das lives. Diante da necessidade de distanciamento social, artistas e empresas encontraram a solução nas transmissões ao vivo.

No entanto, quem está habituado ao universo dos jogos digitais, já deve saber que lives de games já faziam parte do mundo pré-pandemia.

Lives podem ser feitas no Instagram, no Youtube, no Facebook, etc. São várias as alternativas, mas no dos jogos, existem plataformas de streaming bem conhecidas entre os gamers. Conheça as principais.

Twitch

Fundada em 2011, essa plataforma ficou conhecida por viabilizar a transmissão de lives de jogos, mas ela também pode ser usada por outros segmentos, como músicas e entrevistas em geral.

Inclusive, a Twitch tem parceria com algumas empresas de jogos, tais como a Blizzard Entertainment.

A Twitch também viabiliza a compra de jogos por meio de links. Dessa maneira, se você é um streamer, pode ganhar uma comissão de vendas, bem como ter a chance de vender produtos relacionados aos seus conteúdos utilizando links de afiliados.

Facebook Gaming

É um serviço da rede social que funciona como a Twitch e também pode ser monetizada. Sendo assim, o Facebook Gaming disponibiliza o programa Level Up.

O streamer que quer monetizar por meio do Level Up deve adotar algumas exigências. Entre elas está contar com, pelo menos, uma base de 100 seguidores, bem como ter conteúdo de streaming com no mínimo 4h durante 14 dias.

Nimo TV

Criada pela empresa chinesa Huya em uma parceria com a Tencent Games, ela também proporciona a transmissão de jogos e campeonatos.

A monetização da Nimo TV é bem interessante, pois ocorre por meio de diamantes, gemas e moedas virtuais.

Com isso, quando um streamer está apto a receber uma determinada quantia de diamantes, a plataforma converte para gemas vermelhas. Mais tarde essas gemas podem ser trocadas por dinheiro.

blank

3 – Tenha um canal de vídeo

Outra possibilidade quando se trata de ganhar dinheiro com games é a criação de um canal no Youtube. Nesse caso, o conteúdo não necessita ser a transmissão de um jogo, mas assuntos variados sobre games em geral.

Quer alguns exemplos? Você pode trazer curiosidades acerca de determinados jogos, histórias de personagens, dicas de como passar de fase e até mesmo resenhas de games e consoles.

Não custa lembrar que, assim como nos blogs, o lucro com a produção de conteúdo não surge na sua frente como se fossem itens mágicos em um jogo de aventura.

Para monetizar o seu canal, é preciso adquirir uma quantidade mínima de seguidores, uma conta no Google AdSense e ter muito conteúdo publicado.

Outro caminho é criar um clube de assinantes, em que o público deverá pagar uma inscrição e assim acessar conteúdo especial. Há também o Super Chat, em que você pode receber doações do público.

4 – Conheça as Game Coins

Você com certeza já ouviu falar nas criptomoedas, que são as famosas moedas digitais. Bitcoin e Litecoin são as mais conhecidas, mas hoje em dia é possível dizer que existem várias.

Atualmente as criptomoedas são bastante difundidas entre a turma que lida com investimentos, mas elas também passaram a despertar atenção de quem se interessa por games.

O motivo para isso é que algumas delas são utilizadas em games digitais bem específicos, voltados especialmente para a comercialização e a troca delas.

Como funciona o universo das Game Coins

Quando se fala em Game Coins, a gente fala sobre a possibilidade de ganhar dinheiro participando de jogos que funcionam como um universo lúdico e digital de investimentos.

As Game Coins consistem basicamente em tokens. Mas não pense que, nesse caso, estamos falando de dispositivos de senhas. Token, no segmento das Game Coins, é uma moeda digital que faz parte de um jogo.

Entre os games de criptomoedas que mais atraem investidores e jogadores (ou jogadores que mais tarde se tornam investidores), podemos mencionar os principais abaixo.

Axie Infinity: É um jogo em que os players devem obter o maior número de monstrinhos. Essas pequenas criaturas são os Axies, que são a moeda virtual AXS. O investimento inicial para quem quer participar do Axie Infinity é alto e é necessário abrir bem a carteira para quem quer montar o seu time de monstrinhos.

Star Atlas: Esse jogo conta com o token conhecido como POLIS. O ativo, da corretora FTX, começou a sua circulação valendo cerca de R$10,00, em pouco tempo já passou a valer mais do que R$70,00.

Illuvium: É um jogo de aventura no melhor estilo RPG, em que os players devem realizar missões caçando monstros e batalhando em arenas. O jogo foi construído na blockchain e o token utilizado é $ILV.

5 – Desenvolva jogos

Para ganhar dinheiro com games não é necessário jogá-los, mas pense na possibilidade de criá-los. Em um mundo onde personagens como o Sonic, Mario e Chun Li são tão populares quanto Spider-Man, Superman e X-Men, o mercado está aberto para quem sabe criar jogos.

O bom desenvolvedor de games deve contar com bons conhecimentos em design, programação e criatividade para elaborar histórias.

Lembre-se que a narrativa é tão importante quanto os gráficos e a jogabilidade de um game. Por isso, a arte do storytelling é parte essencial em um jogo.

Hoje em dia é possível encontrar cursos voltados para o desenvolvimento de jogos, onde são aprimorados conhecimentos básicos para a criação de um bom jogo, tais como roteiro, design gráfico, design de áudio e programação.

6 – Produza um podcast

Os podcasts há tempos conquistaram os corações, as mentes e os ouvidos do público. A razão para isso é simples: eles representam praticidade e facilidade na hora de consumir conteúdo.

Assim como um blog necessita de uma plataforma, o podcast também necessita de uma adequada para esse fim. Entre elas estão Spotify, WeCast, Deezer, SoundCloud e a Overcast.

Vantagens do podcast

Praticidade: Por meio de um podcast você pode ouvir entrevistas, programas e audiobooks, tudo isso lavando louça, trabalhando no computador, ou em qualquer outra situação no dia a dia. Em relação aos games, o podcast pode ser usado para você falar a respeito de tutoriais, resenhas e curiosidades sobre os jogos.

Facilidade: Não é difícil – e também não é caro – produzir um podcast. Basta um local com boa acústica, microfones e a plataforma da sua preferência.

Alcance: Um podcast hoje em dia tem um amplo alcance entre os mais variados tipos de público, inclusive entre os gamers.

blank

7 – Seja um gamer profissional

Além de podcaster, blogueiro ou Youtuber, outra maneira para você ganhar dinheiro com games- e muito dinheiro – é investir na carreira dos eSports.

Para quem toda a vida ouviu que saber os golpes do Street Fighter e as fases do Sonic não levariam a nada, os eSports provam que é possível unir o útil ao agradável.

No entanto, a jornada não é fácil e uma carreira bem sucedida precisa daquelas duas palavrinhas mágicas fundamentais para qualquer projeto: planejamento e treino.

Os eSports são campeonatos de games, onde tais eventos atualmente movimentam milhões e atraem multidões.

Além do mais, hoje em dia existem equipes de eSports. Uma equipe profissional de esportes eletrônicos, por exemplo, deve possuir gerenciamento com empresário e um elenco com reservas, todos com contrato devidamente assinado.

Para se tornar um gamer profissional, é necessário escolher um tipo de jogo que você domina e treinar, treinar e treinar. É importante participar de campeonatos e lives, pois tudo serve para enriquecer o seu desenvolvimento.

Games podem ser lucrativos

A indústria dos jogos digitais movimenta milhões de dólares todos os anos. Por isso, quando o assunto é saber como ganhar dinheiro na internet, o universo dos jogos digitais é uma excelente alternativa.

Os caminhos para você atingir o êxito podem ser pavimentados com um blog, um canal no Youtube, um podcast, um jogo de criptomoedas, uma carreira no eSports ou tudo isso junto.

Portanto, são várias as opções que mostram o quanto os jogos digitais são importantes e rentáveis. Você está pronto para enfrentar esse desafio?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here