Conferência Microsoft: saiba o que muda no Windows 8.1

windows 8.1Tal como esperado, a Microsoft apresentou no primeiro dia da conferência Build, para programadores, o Windows 8.1 que, confirmando rumores anteriores, “resgatou” o botão Iniciar, fazendo a vontade à grande maioria dos utilizadores. Mas as novidades não ficam por aqui…

Além da reintrodução do tradicional botão, a nova atualização do sistema operativo permite iniciar o computador de duas formas: ou no ecrã Iniciar, com os programas dispostos na interface em mosaicos  ou no tradicional e mais simples sistema do Windows que oferece uma lista de todas as aplicações no sistema.

Os mosaicos dinâmicos agora possuem quatro tamanhos diferentes e são personalizáveis. Por outro lado, a Microsoft aplicou algumas pequenas alterações para deixar a interface Metro mais acessível, não só para ecrãs touch mas também para quem ainda faz uso do teclado e rato.

Existe também uma nova área para as aplicações, onde aparecem todas as apps e onde podem ser pesquisadas outras. O Bing é um motor de busca privilegiado com funções novas que oferecem mais informação, local e personalizada, acerca dos termos procurados.

Entre outras funções, destaque ainda para os atalhos do teclado, muito úteis para quem escreve em tablets; o Outlook.com ganhou novas abas para filtrar o e-mail; as vídeo chamadas do Skype podem ser atendidas no ecrã do Windows sem ser necessário fazer login no sistema de conversação; há uma aplicação para edição rápida de fotos que permite, por exemplo, melhorar a iluminação e adicionar efeitos antes de publicar as fotos em redes sociais.

O Windows 8.1 traz consigo a opção para streaming de conteúdos (música, fotos e filmes) através da ligação à consola Xbox One. O sistema também terá suporte para dois ecrãs, permitindo abrir até oito janelas ao mesmo tempo através do Snap.

A nova versão do Windows chega apenas sete meses depois da anterior. “A inovação acontece muito rapidamente nos produtos da Microsoft . A Microsoft passa por uma transformação para conseguir lançar mais rapidamente os produtos. Passámos de uma empresa que cria softwares para uma empresa que cria aparelhos poderosos que usam nosso próprio software”, disse Steve Ballmer durante a apresentação do SO.

O Windows 8.1 estará disponível no final do ano. Até lá, os utilizadores podem descarregar uma versão gratuita mas ainda não finalizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here