Compras nas Cydia Store vão acabar: Será o início do fim da pirataria no iOS?

Durante o fim-de-semana surgiu uma revelação que abalou o mundo da pirataria nos dispositivos Apple: o responsável pela Cydia Store, a principal lojas de aplicações para equipamentos Apple com jailbreak vai limitar as suas funções até ao final do ano, não permitindo compras na aplicação.

Esta decisão do responsável pela loja de aplicações piratas mais famosa para dispositivos Apple com jailbreak bem demonstrar que a pirataria em dispositivos da Apple está em declínio e que já não é o que era.

A notícia foi dada através do Reedit por Jay Freeman (aka Saurik), o responsável pelo Cydia Store, que afirmou que já estava a pensar em encerrar o serviço de compras da loja até ao final do ano, mas ocorreu um bug que fez com que tenha de antecipar esta decisão.

Segundo o próprio, o serviço já não me dava rendimento suficiente, sendo que até já estav aa perder dinehiro com o serviço, juntando-se ao facto que ele já não tinha qualquer paixão por manter o serviço, o que termina com a decisão de encerrar as compras na Cydia Store.

The reality is that I wanted to just shut down the Cydia Store entirely before the end of the year, and was considering moving the timetable up after receiving the report (to this weekend); this service loses me money and is not something I have any passion to maintain.

O problema que fez antecipar o encerramento do serviço é um bug que está relacionado com o login do Paypal e que os responsáveis estão a avisar os utilizadores para retirarem os logins diretos do Paypal, para que não haja riscos para os utilizadores.

No entanto, apessar de já não ser possível fazer compras na loja, a loja de aplicações Cydia continuará disponível e poderá continuar a descarregar as aplicações.

Fonte: Apple Insider

O que aconteceu ao jailbreak?

Há alguns anos atrás, fazer jailbreak no iPhones, iPads e iPods era muito comum, apesar dos riscos de segurança que os utilizadores corriam. Isso porque os dispositivos da Apple, bem como o sistema iOS eram muito limitativos e quando começou a surgir o Android, também se percebeu o quão limitado a Apple tornava o seu sistema operativo.

E não estamos a falar apenas em aplicação piratas, mas sim no próprio sistema operativo e era muito fechado como, por exemplo, não permitia escolher outro teclado que não o que a Apple fornecia, entre várias outras funcionalidades que estavam limitadas ao uso apenas pelas aplicações da própria Apple.

Felizmente, com o tempo a Apple foi abrindo a mente e começou a permitir mais personalizações por parte dos utilizadores e acessos antes exclusivos aos programadores o que permite, por exemplo, agora utilizar o sensor de impressões digitais para abrir uma aplicações bloqueadas com este sensor, ou então o acesso ao NFC de aplicações terceiras.

Estes são apenas alguns exemplos de que a atitude da Apple mudou e com esta mudança, também deixou de haver a necessidade de os utilizadores fazer o jailbreak dos seus equipamentos.

Aliado a estas “facilidades” da Apple, está também o próprio combate da Apple ao jailbreak e nos últimos anos a fabricante norte-americana tem vindo a combater a pirataria ao seu dispositivo de uma forma muito rápida, o que acaba por desmotivar as pessoas que “trabalham contra isto”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui