Comparativo: Samsung Galaxy Tab S6 vs Tab S5e

O verdadeiro sucessor do Galaxy Tab S4 chegou ao mercado. O Galaxy Tab S6 tem provado que possui uma experiência de topo em relação a tudo o que o utilizador poderá necessitar hoje de um tablet, principalmente para os utilizadores Android, dado que existe neste mercado de tablets dispositivos em quantidade tão reduzida que possam equiparar-se aos famosos iPads da Apple.

O Tab S6 com 8GB de RAM e um processador Snapdragon 855 é dos poucos senão mesmo o único que poderemos comparar a um iPad Pro. Para todas as tarefas do seu dia a dia o Tab S6 não desilude, simplesmente as desempenha de uma forma extremamente rápida e profissional. Inclusive para quem necessite de efetuar edições de vídeos ou fotografias este é um equipamento que aguenta muito bem essas exigências do utilizador sem o menor esforço.

Por outro lado temos outra versão de tablet da Samsung, um modelo mais económico mas que igualmente não nos irá deixa de impressionar. Temos o Galaxy Tab S5e que com o seu valor bem mais reduzido que o seu topo de gama o Tab S6, não iremos ficar também nada mal servidos em relação às especificações.

Temos assim um equipamento a quase metade do valor do Tab S6, com 6GB de RAM e 128GB de espaço de armazenamento, e uma bateria com duração até 15h, e da mesma forma que o Tab S6, o Tab S5e não deixa ninguém indiferente na utilização das tarefas diárias. Uma das grandes desvantagens é a ausência da S-Pen, algo que para quem pretender efectuar edição de fotografias ou mesmo tomar notas, efetuar algum tipo de desenho não irá ser possível com este equipamento e poderá ser um contratempo.

Temos aqui então algumas vantagens e desvantagens do Tab S6 e do Tab S5e:

Vantagens Tab S6:

. Foi efetuado uma atualização do seu processador em relação ao modelo anterior

. Suporte para a S-Pen

. Actualização da memória para 8GB de RAM

. Dupla câmara traseira

Desvantagens Tab S6:

. Incremento do peso

. Preço

Vantagens do Tab S5e:

. Mais leve que o Tab S6

. Preço bastante inferior e bem mais acessível

. O mesmo tamanho de ecrã e com a mesma qualidade

Desvantagens do Tab S5e:

. Limitado a 6GB de RAM (Modelo base 4GB)

. Sem suporte para a S-Pen

. Limitado a 128GB sem possibilidade de expansão através de cartão de memória

. A capa com teclado não inclui o trackpad

Poderíamos pensar que a Samsung iria abandonar a produção de tablets topo de gama com o lançamento do Tab S5e, mas felizmente não foi o caso e após o lançamento do Galaxy Tab S6, já o podemos encontrar em várias lojas disponíveis para venda. Mas a questão que permanece é, será que a diferença de valor de um equipamento para o outro é assim tão justificativa? Vejamos, num primeiro olhar podemos nem notar em termos de design grande diferença entre os dois modelos.

Ambos possuem especificações similar, como tamanho de ecrã de 10.5” Super Amoled, mesma resolução de 2560×1600 pixeis. Iremos encontrar a mesma câmara frontal de 8 megapixeis, umas colunas da AKG e a mesma câmara principal traseira de 13 MPx. Mesmo em termos de peso a diferença ronda as 20g, levando o S6 a pesar um pouco mais. Isto tendo ainda em conta que ambos possuem uma excelente bateria de 7040 mAh com carregamento rápido de 15W. Em ambos os modelos podemos ou temos a hipótese e colocar uma capa com teclado para os utilizadores mais produtivos, que optem por substituir em algumas situações os seus portáteis e os deixar em casa ou no escritório.

Mesmo no modelo mais barato, o S5e é possível ter esta capa disponível. Ambos possuem um leitor de impressões digitais de modo a dar prioridade à sua privacidade e dos seus dados incluídos dentro do equipamento. A diferença coloca-se apenas no local onde o mesmo leitor se encontra. No Tab S6 está embutido no ecrã propriamente dito, e no S5e encontra-se numa das laterais do equipamento.

Mas, se formos analisar um pouco mais a fundo e com base nas utilizações que serão exigidas para cada equipamento, as diferenças começam a vir à superfície. Temos como modelo base do Tab S6 o modelo de 64GB com 6GB de RAM, os modelos de 128 e 256GB com 8GB de RAM. Em relação ao modelo Tab S5e, temos o modelo de 64GB de RAM com 4GB de RAM, e só depois o modelo de 128GB com 6GB de RAM.

Em relação às câmaras e apesar da principal ser idêntica, o modelo Tab S6 inclui uma câmara extra traseira de 5MPx wide, para que possa usufruir de um viewfinder grande para tirar boas fotos. Já que estamos a mencionar algumas diferenças em que o Tab S5e fica a perder (como seria lógico), é o suporte à S-Pen que no modelo mais barato não se encontra. A solução é optar por outro tipo de Stylus que permita ser utilizada no tablet da Samsung, o que poderá deixar alguns utilizadores que queiram por exemplo por vezes substituir os seus notebooks algo desiludidos e de pé atrás na aquisição deste modelo. Algo que o Tab S6 já possui de origem na caixa e que logo de imediato poderemos começar a utilizar a S-Pen evitando ainda ter de investir mais dinheiro em outro acessório.

Resumindo, temos dois equipamentos excelentes que tentam fazer frente aos iPads da Apple, mas em que mediante o tipo de utilização que se pretende fazer, poderá valer ou não a diferença do valor monetário entre o Tab S6 e o Tab S5e. Caso seja um utilizador que queira aproveitar todo o poder que o Tab S6 possui, sim é uma opção bastante válida e muitas das vezes irá provavelmente deixar o seu notebook em casa. Se por outro lado, não der grande utilização principalmente a S-Pen e pretende apenas um tablet bem mais barato, solido e eficaz nas suas tarefas comuns do dia a dia, então o Tab S5e é uma excelente opção e se calhar a mais razoável compra para o utilizador comum.

Fonte: AndroidCentral

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here