Como proteger sua privacidade online utilizando VPN

Red Magic 6S

Uma VPN (virtual privacy network) é um servidor que utiliza tecnologias de criptografia para esconder seu endereço de IP durante a navegação online. Quando conectado a um servidor VPN, ninguém poderá te rastrear e saber o que você está acessando. Mas para que você precisa esconder o seu endereço IP?

Anúncios

Você já reparou como aparecem anúncios específicos querendo te vender um produto que você acabou de pesquisar? Tais propagandas podem ser fruto de marqueteiros digitais que rastreiam o seu IP e observam suas preferências de compra.

Privacidade

Todos os seus dados de busca online, assim como websites visitados, ficam salvos no seu computador e podem ser alvo de pessoas mal-intencionadas.

Wi-Fi público

Durante uma navegação utilizando uma rede de internet pública, seus dados estão expostos a todos com acesso à mesma rede. Assim, o servidor VPN pode oferecer uma camada extra de segurança.

Streaming

Você já se aborreceu quando descobriu que os episódios novos da sua série favorita foram lançados em um país distante, mas não no seu? Com um provedor VPN você pode conectar-se com endereços de IP do país onde seus episódios foram lançados e assistir tudo sem restrições, e primeiro que todos seus amigos.

Bloqueio de firewall

Em determinados países, alguns websites são bloqueados pelo seu próprio firewall. Assim sendo, a VPN é uma ótima alternativa para obter acesso a todo conteúdo disponível pela internet.

Governo

É sempre bom lembrar de manter a sua pegada digital longe dos olhos vigilantes dos governos, pois nunca se sabe o que farão com seus dados, né?!

Qual provedor VPN utilizar

Agora que você está ciente da importância de usar o serviço de uma VPN para navegar com segurança e anonimato, a pergunta é: Qual serviço contratar? Existem diversas provedoras VPN na internet, tanto gratuitas como pagas, e vale a pena pesquisar e escolher bem qual serviço melhor se adequa às suas necessidades.

Como nada neste mundo é de graça, pode-se imaginar que o mesmo se aplica aqui. Servidores gratuitos de VPN podem não ser a melhor opção quando se busca segurança e anonimato. VPNs gratuitas geralmente vem acompanhadas de limitações de tráfego que podem frustrar a sua navegabilidade na web. Nesse caso, são comuns limites de velocidade e de dados mensais, que são bem pequenos. Além disso, vários desses serviços coletam informações de navegação do usuário, endereços de e-mail e outros dados pessoais. Como é o caso que aconteceu com o Facebook e sua provedora VPN Onavo Protect.

Do outro lado estão os provedores pagos. Estes, por sua vez, contam com serviços mais avançados de criptografia para proteger seus dados e não possuem limites de velocidade e tráfego. Entretanto, você deve sempre ler os termos e condições do provedor para certificar-se que seus dados não estão sendo armazenados e o servidor não está vulnerável a ataques de hackers. Além disso, é importante checar se o serviço contratado possui servidores perto de você e se esses não estão saturados.

Assim sendo, sempre busque por informações e análises dos provedores referência no mercado, como o Surfshark, um provedor que oferece criptografia sólida e software fácil de usar. Além disso, sempre teste-os antes de assinar um contrato. Muitos provedores oferecem um período gratuito de teste que vale a pena experimentar.

Alternativas à VPN

Caso você não se identifique com a VPN e busca por alguma forma alternativa de se manter seguro e anônimo na internet existem ainda outras alternativas.

Uma delas são os proxies gratuitos da web. Um proxy da web é um servidor que atua como intermediário entre você e um site. Parece bom, mas recentemente, cerca de 75% de todos os proxies da web gratuitos mostraram-se não confiáveis.

Outra maneira é utilizar o Tor. Este é um emparelhamento de software e rede que oculta sua identidade, movendo seu tráfego entre diferentes servidores Tor e criptografando o mesmo. No entanto, o maior problema é que o Tor costuma ser extremamente lento.

Resumidamente, para a maioria das pessoas, a melhor solução para obter privacidade na internet é um bom, rápido e confiável provedor VPN que atenda todas as suas necessidades de navegação.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here