Como o método de teste de Penetração pode encontrar fraquezas numa rede?

Red Magic 3S

Nesta era digital, ter uma conexão com a Internet é quase obrigatório para todas as empresas ou indivíduos que desejam aproveitar as vantagens de ter uma presença online. O mundo digital abriu caminho para vários benefícios, como comunicação e colaboração contínuas, bem como acesso a várias informações.

No entanto, isso implica a necessidade de uma conexão de rede estável, confiável e segura e é aí que entra o teste de penetração. Continue a ler para saber como o método de teste de penetração encontra as fraquezas de uma rede.

Teste de penetração em resumo

O teste de penetração é um tipo de avaliação implementada para identificar os pontos fracos de uma rede. Um dos objetivos do teste de penetração é proteger os usuários da rede contra hackers e canais não seguros. Geralmente, existem dois tipos de tteste de penetração e esses são testes de rede interna e externa.

Teste de penetração Interna

O teste de penetração de rede interna é realizado para avaliar os pontos fracos a partir do interior. Nesse método, os consultores dos serviços do teste de penetração são imersos no ambiente da empresa para poder se conectar à rede interna. Nesse teste, o consultor testará as vulnerabilidades da rede ao extremo para descobrir a quantidade de dano que um invasor pode causar quando estiver conectado à rede interna. No geral, este teste simula um ataque interno para determinar os pontos fracos da rede.

Teste de penetração Externa

O teste de penetração de rede externa, por outro lado, é um método de avaliação realizado para identificar problemas de segurança que podem causar danos à rede por meio de uma conexão pública. Essa é considerada a forma tradicional do teste de penetração, em que um aplicativo da Web é frequentemente usado para enganar um usuário da rede para fornecer informações importantes, como suas senhas.

Além disso, o aplicativo da web também pode buscar acesso à VPN, ou rede virtual privada, na tentativa de causar danos, mesmo do lado de fora. Geralmente, servidores externos, como hosts de domínio, são os avaliados por meio desse teste.

Ferramentas de Teste de Penetração

Existem várias ferramentas utilizadas durante um teste de penetração e elas foram projetadas para serem usadas e configuradas com facilidade. As ferramentas normalmente examinam um sistema de rede saudável e categorizam qualquer vulnerabilidade de acordo com sua intensidade. Da mesma maneira, essas ferramentas também realizam outra rodada de testes com base nos problemas anteriores encontrados pela rede.

Depois disso, essas ferramentas geram relatórios e logs que detalham os pontos fracos identificados, bem como os prováveis ​​patches que podem ser implementados.

Para ter uma presença online significativa, é necessário ter uma conexão de rede estável, confiável e segura. Apesar de vários provedores de rede já estão no mercado, ainda é melhor avaliar os pontos fortes e as fraquezas de cada um.

Portanto, o teste de penetração será benéfico nesse assunto, pois fornece uma visão geral precisa da segurança do sistema de rede. Paralelamente, sugestões sobre como fortalecer os pontos fracos da rede também estão disponíveis nos relatórios do teste de penetração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here