Como medir os níveis de saturação de oxigénio no sangue com o seu Samsung?

Faz algum tempo que a Samsung disponibilizou nos seus equipamentos principalmente os Galaxy, um medidor de saturação de oxigénio no sangue normalmente mostrada através da sigla SpO2, ou seja, esta sigla representa o nível de concentração de oxigénio no nosso sangue. Nos principais topos de gama das series Galaxy da Samsung esse nível é medido por um conjunto de vários sensores existentes na traseira dos smartphones. Método esse  chamado de óximetro de pulsação que, basicamente emite e absorve um feixe de luz através dos nossos vasos sanguíneos na ponta dos nossos dedos.

Ao longo do tempo, a marca têm vindo a modificar um pouco este sistema e removeu inclusive o mesmo recentemente no Galaxy S20, mas ainda existe à venda e na posse de muitos utilizadores equipamentos Galaxy com esta função. Caso o seu Galaxy disponha desta funcionalidade e não saiba como a utilizar, vamos neste artigo dar-lhe a informação necessária para registar este valor caso tenha interesse no mesmo.

Como medir a saturação de oxigénio no sangue

Como foi referido acima, alguns modelos dispõem desta função como por exemplo o Galaxy S10 e o S10+ e muitos outros antes dele. Estes sensores e esta medição funcionam em conjugação com a aplicação nativa da Samsung dedicada à saúde e ao exercício físico. Falamos da Samsung Health. Eis então como fazer para registar estes dados e ficarem sincronizados e guardados na respectiva aplicação. Mesmo que mude de equipamento, todos os dados da aplicação irão migrar para o novo dispositivo, dado que estão associados à sua conta Samsung. Então terá de:

1. Abria no seu smartphone a aplicação Samsung Health;

2. Carregue em “Manage items” e active a secção “Oxygen saturation”;

3. Regresse agora ao ecrã principal da aplicação e escolha “Measure” junto à secção correspondente à medição de oxigenação no sangue;

4. Quando for questionado, coloque a ponta de um dedo seu junto ao sensor existente na traseira do seu Galaxy;

5. Mantenha-se imóvel enquanto o smartphone faz a respectiva leitura e registo na aplicação;

Uma vez terminada a leitura, irá ser notificado acerca da situação desse parâmetro do seu corpo através de um valor dado em percentagem. Irá ser demonstrado também o registo da sua batida cardíaca durante a leitura que foi feita.

Quais os equipamentos que ainda suportam esta funcionalidade

Assim a melhor maneira de confirmar que o seu equipamento possuí esses sensores, é dar uma visualização na traseira do seu equipamento, e se existem os sensores ópticos no mesmo estes estão do lado direito dos sensores da câmara fotográfica.

Dependo do modelo, terá o sensor de monitorização do batimento cardíaco, pressão sanguínea, e saturação de oxigénio no sangue. Aliás o próprio software da aplicação irá lhe indicar no modelo do seu smartphone o local exato onde colocar o seu dedo.

Fonte: AndroidCentral

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

13 COMENTÁRIOS

  1. A Samsung está sempre tentando copiar a Apple, pelo menos nas desvantagens. Muita incoerência e falta de inteligência. Daqui a pouco vai retirar a entrada de fone de ouvido também… Kkkk

    • Tem sim… o sensor está presente no aparelho. Na medição de stress ele incorpora conjuntamente as medições de SPO2 (saturação de oxigênio) e batimentos cardíacos.

  2. Lamentável ela tirou da linha Note 10 pqp eu usava muito e não sabia que a linha Note estáva sem agora me arrependo de sair da linha S10 plus

  3. ATENCAO, COMPREI UM NOTE 20, E INFELISMENTE, ACABEI DE DESCOBRIR, COM A SAMSUNG, QUE O NOTE 20 E NENHUM OUTRO DA LINHA S20 TEM SENSOR PARA MEDIR SAUDE(ESTRESSE, BATIMENTOS E ETC), CASO VOCE QUEIRA TEM QUE COMPRAR O GALAXY WHACH. SO QUE EM LUGAR NENHUM ELES DIVULGAM ESTE “PEQUENO” DETALHE.
    ENGANANDO DESTA FORMA O CONSUMIDOR.
    O S5, S7,S9,S10 TODOS TEM SRNSOR DE SAUDE, MAS OS “TOP” DE LINHA NAO.
    VOU PROCURAR MEUS DIREITOS CONTRA A MA FE DA DAMSUNG

  4. Na verdade olhando a que não tem sensor na parte de trás ele liga a lanterna isto testado em outra app porque o Samsung S20 não deixa que o Samsung Health funcione, deveriam criar uma solução para tal situação vendo que estamos a falar de telemóveis caros mas enfim acho que a Samsung falhou…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here