Como investir em branding para melhorar o desempenho do seu negócio

Em um mercado cada vez mais saturado, estratégias de marketing inteligentes e eficazes são ferramentas vitais no desafio de construir e manter uma imagem de marca positiva na mente do consumidor.

O consumo está vinculado não mais apenas a características tangíveis, como durabilidade do produto e preço, mas principalmente a qualidades intangíveis, como posicionamento da empresa e a maneira de se comunicar com o cliente. Por isso, tornar-se uma love brand está no topo da lista de prioridades e objetivos do mundo dos negócios.

Um gerenciamento de marca sólido, coerente e eficaz cria identificação profunda com público promovendo sua conquista, manutenção e engajamento. De acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review, um consumidor que desenvolve uma conexão emocional com uma marca consegue ser até 50% mais valioso do que um cliente altamente satisfeito.

O motivo é justamente a afinidade, ela faz com que o indivíduo adquira maior quantidade de produtos e serviços de um empreendimento, sendo mais focado no posicionamento e reputação da marca e menos sensível a variações de preço.

Além disso, admiradores de marcas podem atuar como embaixadores, promovendo a disseminação de informações de forma orgânica e consciente e influenciando o poder de decisão de seus seguidores e grupos de convívio. Outro aspecto muito positivo é a conversa franca e o feedback que esses consumidores podem fornecer.

Eles são uma excelente fonte de insights para a marca, dando oportunidades para conhecer ainda mais as expectativas, desejos, necessidades e comportamentos do público do segmento.

Características que encantam

Como estratégia de gestão da marca, o branding tem como objetivo tornar a marca uma grande referência positiva, visando reconhecimento, lembrança, admiração e desejo pelos mesmos valores. Dependendo do nicho de mercado, determinados atributos podem ser mais ou menos impactantes e relevantes no processo de gerenciamento de marca.

Por isso, é imprescindível conhecer profundamente o público-alvo. Mas duas características precisam, necessariamente, fazer parte do branding de uma companhia que quer bons resultados – a humanização e a identificação. Para criar conexões com a mente e o coração, os consumidores precisam enxergar a si mesmos nas marcas.

Uma pesquisa divulgada pela Customer Thermometer elencou as razões pelas quais as pessoas criam laços afetivos com empresas. As mais recorrentes foram: a marca me faz sentir que se importa com pessoas como eu (65%); a marca faz a diferença positiva no mundo (55%); a marca me entende (45%); a marca é comandada por pessoas como eu (42%); a marca me faz sentir especial (34%); e a marca me faz sentir animado em relação futuro (33%).

Outro dado importante para quem está trabalhando no branding de seu empreendimento são os 10 sentimentos mais recorrentes entre fãs de marcas. Segundo a pesquisa, o que as pessoas mais sentem quando têm conexão com uma companhia são: interesse, confiança, otimismo, admiração, aceitação, alegria, segurança, diversão, antecipação e amor.

Conceitos importantes para um gerenciamento de marca eficaz

Crie uma personalidade para a marca

Um branding de sucesso começa com razão, valores, propósitos e identidade da companhia bem definidos, coerentes e fortes. A ideia é exatamente criar uma personalidade para a marca, a qual balizará todas as ações, design, comunicação, atividades e discursos. Seja único, original, humanizado e diferencie-se, isso auxilia no reconhecimento e identificação por parte do público.

Invista em storytelling

Contar uma história através da marca ou de algum produto ou serviço é muito mais vantajoso do que apenas abordar características. Histórias envolvem, emocionam, marcam, são relevantes, humanizadas e falam de pessoas. Essas são características que influenciam a criação de conexões e relacionamentos.

Tenha um domínio para sua marca

Registrar a marca é uma importante medida de proteção legal e garante que o empreendimento tenha exclusividade ao seu nome, logotipo e, em determinados casos, produtos e serviços. No meio digital é importante eleger um domínio claro que evite equívocos e facilite o acesso. Alguns planos de hospedagem inclusive oferecem domínio grátis. Ao selecionar o seu domínio, você verifica se está disponível e faz o seu registro imediatamente.

Conte com o NPS

O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica de lealdade do cliente e pode ser usado como uma ferramenta simples, rápida, confiável e flexível para avaliar seu empreendimento periodicamente. O indicador basicamente reflete o grau de satisfação do consumidor com a experiência proporcionada pela marca, levando em conta a jornada completa do cliente com a empresa.

O NPS foca em responder uma única pergunta: de 0 a 10, qual a probabilidade de você nos indicar? e por quê? As respostas do questionário classificam os participantes entre promotores, neutros e detratores. Quanto mais alta a pontuação, mais inclinado o consumidor está em ser um embaixador da marca, em recomendá-la.

O objetivo, é claro, é chegar ao número mais alto possível, tornando-se uma verdadeira love brand.  Essa metodologia funciona para empresas de qualquer segmento e qualquer dimensão Exemplos de grandes companhias adeptas dessa métrica são Dell, Nike, Ebay, Starbucks e Apple.

Atente-se a comunicação integrada de marketing

A comunicação integrada de marketing é a principal ferramenta utilizada no gerenciamento de marca. É a convergência da estratégia de mercado, posicionamento e comunicação com o intuito de informar, persuadir e fidelizar o cliente, gerando retorno financeiro, agregando valor à marca e consolidando sua imagem.

A comunicação integrada de marketing é empregada de modo a garantir que todas as interações com o público acompanhem o objetivo maior e único relacionar-se com o consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui