Como encontrar um dispositivo Apple? Find my iPhone

Se algum dia perder ou até mesmo ser furtado um dispositivo da Apple como um iPad, um iPhone ou um Mac, existe uma forma muito simples de o fazer, de modo a poder detetar onde o mesmo se encontra e/ou até mesmo recuperá-lo em caso de furto. A Apple disponibilizou uma nova versão da sua aplicação que permite saber onde alguns dos nossos equipamentos associados à nossa conta iCloud poderão estar a qualquer momento.

A aplicação “Encontrar”, é uma ferramenta extremamente poderosa que nos poderá livrar de grandes dores de cabeça. Assim, e se por acaso não souber onde um respectivo equipamento se encontra ou em última instância tenha sido roubado, não entre em pânico.

Primeiro que tudo, têm de fazer algum “trabalho de casa” de antemão, ou seja configurar os respectivos equipamentos para essas eventuais situações. Iremos neste artigo tentar vos ajudar nesse sentido, e desde já aprender a configurar os equipamentos e a usar a aplicação “Encontrar”.

Todos os iPhones e iPads possuem uma aplicação em comum chamada “Encontrar” ou em inglês de “Find My”, e ambos os passos de utilização e configuração são semelhantes tanto no iPhone como no iPad. Simplesmente no iPad, como é obvio o ecrã é maior e permite uma maior facilidade em verificar e utilizar a aplicação.

Eis então como fazer para encontrar um desses equipamentos utilizando essa aplicação.

  1. Abra a aplicação “Encontrar” no iPhone ou no iPad.
  2. Escolha a opção “dispositivos” na parte inferior do seu ecrã. Então surgirá uma lista com todos os dispositivos associados à sua iCloud incluindo aqueles que também pertencem à sua família.
  3. Escolha qual o dispositivo que pretende localizar e o mesmo irá aparecer em um mapa. Uma vez aqui, irá ter à sua disposição várias opções.
    3.1 tocar um determinado som – esta opção permite ouvir alto e bem claro um som emitido pelo dispositivo de modo a poder localizá-lo caso esteja relativamente perto de si.
    3.2 direcções – aqui será disponibilizado a localização até ao último local onde o dispositivo encontrou-se online.
    3.3 marcar o equipamento como perdido – esta opção permite dar o equipamento como perdido para os servidores da Apple. De imediato o equipamento será bloqueado, e poderá fornecer informação adicional para ser contactado assim que o equipamento fique online da próxima vez.
    3.4 apagar o conteúdo do dispositivo – esta é uma opção bastante importante. Será dada uma ordem de comando para que caso o seu equipamento esteja online ou volte mais tarde a ficar, toda a sua informação pessoal que se encontrar no interior do equipamento seja eliminada completamente e você possa ficar mais tranquilo quanto à privacidade da sua informação pessoal.
  4. notificação – esta opção irá notificá-lo quando o equipamento for localizado.

Como pode verificar, dispõe de várias opções que lhe permitem de diferentes formas localizar e saber por onde anda o seu dispositivo. E como ninguém gosta de perder coisas, principalmente coisas que custam dinheiro e neste caso não estamos a falar de equipamentos propriamente baratos, esta aplicação é uma ferramenta extremamente poderosa no ecossistema Apple.

Como então configurar os equipamentos para que tudo isto um dia, em alguma eventualidade, funcione correctamente? Este artigo cobre apenas o iPhone e o iPad mas pode fazê-lo igualmente no Mac.
Se na eventualidade desta opção não aparecer no seu equipamento é porque primeiro que tudo não terá a opção de encontrar o dispositivo activada nas definições do equipamento.

Como configurar os equipamentos:

Activar “Encontrar o meu Mac”:

  1. clicar no logo da Apple no canto superior esquerdo do ecrã, ir a preferências de sistema.
  2. ir à sua Apple ID e escolher iCloud.
  3. activar a opção “encontrar o meu Mac”

Activar “Encontrar o meu iPhone” ou “Encontrar o meu iPad”

  1. abrir as definições e clicar no topo onde encontra o seu nome.
  2. escolher a opção “Encontrar”
  3. activar a opção “partilhar localização”

Uma vez isto tudo configurado, não precisa mais preocupar-se com estas mesmas configurações, e esperar somente que nunca necessite efetivamente de as utilizar.

Convêm ainda relembrar que esta aplicação faz parte do iOS 13 e do iPadOS, pelo que se não a encontrar, provavelmente terá a removido e têm de a instalar de novo, ou então, o(s) seu(s) equipamento(s) não dispõem da última versão do iOS.

Fonte: OsXDaily.com

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here