Como aumentar o desempenho do Google Maps nos smartphones Android

Qualquer empreendedor que gerencia uma micro, uma pequena e, especialmente, uma grande empresa, ouve e lê diariamente a respeito da presença online.

Ter um site, aliado a uma boa hospedagem de site, é uma porta de entrada para construir uma boa presença digital.

Inclusive, se o site for uma loja virtual, por exemplo, um bom plano de hospedagem pode garantir para o empreendedor o certificado SSL, vital para mostrar aos clientes que o site é seguro e que não há perigo nenhum em digitar ali os seus dados.

A vantagem de colocar o seu negócio na rota dos clientes

Não é um equívoco afirmar que, hoje em dia, ter presença online é sinônimo de estar no Google.

Quando as pessoas querem comprar um produto, ou até mesmo encontrar desde um restaurante a uma loja de chapéu, a primeira alternativa é correr para o Google.

No entanto, é óbvio que existem no mercado outros sites de busca. O Bing e o Yahoo estão aí correndo por fora, mas é o Google que permanece onipresente no dia a dia do consumidor moderno.

Nesse caso, não é surpresa que muitas empresas, desde as iniciantes até as mais conhecidas do público, façam questão de serem visualizadas no Google Maps.

O Google Maps surgiu no ano de 2005. Ele consiste em um serviço gratuito que disponibiliza a visualização de ruas, avenidas e pontos de destaque das cidades, facilitando ao máximo para que as pessoas encontrem endereços de escolas, hospitais e estabelecimentos em geral.

Olhando para trás, agora nem sequer conseguimos imaginar como seria encontrar um lugar ou chegar num lugar novo sem termos a ajuda de um GPS, que com os smartphones todos temos disponível, com claro destaque para o Google Maps, uma aplicação gratuita. Mas com o tempo a aplicação poderá ficar mais lenta, por isso deixamos algumas dicas de como pode melhorar o desempenho do Google Maps.

Melhorando o desempenho do Google Maps

De todas as pessoas que você conhece, e também das que você não conhece, é possível contar nos dedos de uma mão quantas não possuem um disponível móvel para efetuar registros fotográficos, conversar, enviar e-mails e outras ações cotidianas.

Estamos na era dos dispositivos móveis e isso é algo que não deve ser desprezado nem pelas empresas, nem pelos clientes dessas empresas.  No caso dos smartphones Android, melhorar o desempenho do Google Maps traz inúmeros benefícios quando o assunto é localização precisa e atualizada.

Em alguns casos, você pode reparar que há uma demora do aplicativo na hora do aplicativo carregar. A razão para isso pode ser algum problema com a conexão de internet. Em outros casos pode ser a bússola não estar devidamente calibrada.

Para providenciar um aumento de desempenho do Google Maps nos smartphones Android é necessário seguir alguns passos. Nesse caso, confira as dicas a seguir.

Abra a opção “Configurações” no seu aparelho

Por meio dessa ação, você encontrará os elementos que podem ser atualizados e alterados no seu smartphone.

Localize o Google Maps

Para você efetuar essa ação é necessário ir até a opção Apps. Ao localizar o Google Maps dê um toque nele.

Limpar caches

No topo à direita seleciona e alternativa “Desinstalar atualizações”. Outra coisa a fazer é limpar o cache do aplicativo, pois o Google Maps armazena dados como locais compartilhados, além de mapas em seu telefone ou tablet.

Para isso, vá para a seção “Configurações” e dê um toque na alternativa “Apps”. Em seguida procure pela alternativa “Google Maps” e o selecione.

Para finalizar, vá até a opção de armazenamento (Storage) e toque em Limpar opção de cache. Contudo, é importante destacar que essa ação vai excluir todos os arquivos armazenados no dispositivo móvel relacionados ao Google Maps.

Além disso, várias instruções, como o local da configuração dos aplicativos poderão apresentar variações de acordo com o dispositivo e seu sistema operacional.

Calibragem da bússola do Google Maps

Esse também é um importante procedimento para melhorar o desempenho do aplicativo no seu dispositivo Android. Sendo assim, para efetuar essa ação é necessário seguir os seguintes passos:

Localizar a bússola

Acesse no aparelho o Google Maps e dê um toque em cima do círculo azul que aponta sua localização. Com isso, um menu será aberto. Depois é necessário entrar nesse menu e dar um toque na opção “calibrar a bússola do ponto azul”.

Calibragem

O aplicativo vai indicar para você qual é o movimento necessário para calibrar a bússola. Nesse caso, o procedimento correto é mover o celular no formato de um “8″, pelo menos três vezes consecutivas.

Para finalizar, você verá uma mensagem avisando quando a bússola do Google Maps estiver devidamente calibrada.

Conclusão

O Google Maps, assim como o Google Meu Negócio, é uma das ferramentas atuais mais importantes em se tratando tanto de e-commerce quanto para lojas físicas.

Para o usuário final, o Google Maps é um excelente guia para encontrar locais e se locomover de forma mais precisa. 

Por essa razão, saber como melhorar a performance do Google Maps é um procedimento fundamental capaz de facilitar até mesmo ações de Marketing Digital para negócios e usuários. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here