Como a tecnologia impacta a jogabilidade e interatividade?

Os avanços na tecnologia estão a levar a que as grandes desenvolvedoras tenham a pressão de lançarem melhores e mais completos jogos no mercado. De tal modo que componentes como o 3D já costumam ser mais usuais. Desse modo, fará sentido avaliar quais são as principais tecnologias que poderão impactar toda a indústria gaming mundial, levando a que a forma como também joga online tenha um impacto direto.

Num claro exemplo como é o jogo do Aviator, a sensação de que o jogador faz parte importante do jogo é clara. Ora, espera-se que os principais desenvolvedores tenham a tendência de incorporarem cada vez mais os seus clientes dentro dos seus jogos. Mas como será tal possível? É precisamente isso que vamos agora detalhar, tendo as novas tecnologias uma palavra a dizer em todo este processo de evolução:

Tecnologia de blockchain presentes nos jogos mais recentes

Apesar de ser um conceito ainda algo recente, a verdade é que muitos jogos já têm uma economia própria, muito graças ao que a tecnologia blockchain conseguiu conquistar nos últimos anos. Existindo várias redes, como Solana ou Ethereum, que permitem que possa criar protocolos dentro dessas mesmas redes (chamados de NFTs), já existe a possibilidade de finalmente estar a comprar algo do jogo, mas que é realmente seu.

Portanto, se comprar um NFT desse mesmo jogo (poderão ser skins, armas ou jogadores) irá ser o fiel dono desse elemento do jogo, graças a essa mesma tecnologia. Assim, para além de poder estar a usar esse item dentro do jogo, poderá ainda ter a possibilidade de vender o NFT para outro jogador, tendo uma rentabilidade que, até ao momento, não teria.

Realidade virtual deverá estar mais presente

Para além da componente 3D, tendo a sensação de que elementos do jogo estarão a sair do seu ecrã, espera-se realmente que a aposta no VR seja uma tendência crescente nas grandes produções. Numa altura em que empresas gigantes como o Facebook estão a fazer fortes investimentos nesse mercado VR, será uma questão de tempo até que os grandes lançamentos também possam ter componentes de realidade virtual.

A ideia é que o jogador possa sentir-se mais envolvido com todo o jogo, levando a que seja mais provável que também jogue durante um período mais longo de tempo. Tudo isto deverá ser realmente calculado, até porque, como primeiras impressões, não parece ter sido muito evidente que o grande público tenha aceitado bem esta tecnologia.

Competitividade do mercado leva a mais inovações

Em suma, estas são algumas das várias tecnologias que podem ter realmente um enorme impacto na forma como poderá jogar online no futuro. Tudo isto também é acelerado pelos muitos produtores que pretendem atrair mais jogadores, levando a uma competição saudável que, acima de tudo, acaba por beneficiar mais toda a experiência de jogo dos jogadores. Até porque estes, de um modo geral, são cada vez mais exigentes, dada a enorme oferta e de qualidade que já está presente em todo o mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui