A Associação Automóvel de Portugal assinalou que em 2017 foram vendidos 75.544 veículos automóveis. Este número representa um crescimento de 22,7 por cento do sector, em comparação com igual período de 2016. Todas as categorias de veículos registaram um desempenho favorável, algo que foi representativo na grande maioria das marcas e respectivas fabricantes.
As fábricas de automóveis instaladas em Portugal produziram, em Dezembro, 15.308 novas viaturas, o que representou um forte crescimento de 75,0 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, com especial destaque para o aumento de 88,6 por cento observado na produção de automóveis ligeiros de passageiros.
No que toca às exportações, os dados acumulados de Janeiro a Dezembro de 2017 indicam um acréscimo no número de viaturas exportadas face ao ano anterior de 23,5 por cento, sendo que 95,9 por cento dos veículos fabricados em Portugal tiveram como destino o mercado externo, contribuindo de forma significativa para a balança comercial portuguesa.
A Europa continua a ser o mercado que mais recebe veículos automóveis produzidos em Portugal, totalizando 86,5 por cento das exportações. Alemanha (20,6%) Espanha (13,1%) e França (11,9%) são os três países europeus que mais contribuem para a balança das exportações automóveis. Fora da Europa, a Ásia é a região onde se verifica o valor mais expressivo (11,1%) sendo que a China é o país que mais importa carros fabricados em Portugal (9,4%).