Combustível de hidrogénio pode vir a alimentar os data centers da Microsoft

A Microsoft atingiu um novo marco no seu esforço para abandonar o diesel numa tentativa de usar uma energia mais limpa nos seus data centers. A empresa anunciou hoje que testou com sucesso um sistema de célula de combustível de hidrogénio poderoso o suficiente para substituir um gerador de backup tradicional movido a diesel num grande data center.

Como parte dos seus planos para combater as mudanças climáticas, a Microsoft quer parar completamente de usar diesel como combustível para os seus sistemas de energia de backup até 2030.

Os atuais geradores funcionam a diesel, libertando vários poluentes atmosféricos e emissões de gases de efeito estufa. As células de combustível de hidrogénio, em contraste, combinam o hidrogénio e oxigênio para gerar eletricidade e libertar calor e água em vez da atual poluição. As baterias grandes também podem funcionar com uma energia limpa, mas geralmente não têm capacidade para alimentar um data center por muitas horas.

É por este motivo que a Microsoft está muito empolgada com a possibilidade de usar o hidrogénio como combustível e este objetivo acabou de ser alcançado.

“O que acabamos de testemunhar foi, para a indústria da datacenter, um momento de muita satisfação”, disse Sean James, diretor de pesquisa do datacenter da Microsoft, num um post no blog da empresa hoje.

Foi uma longa jornada para chegar a este ponto, e ainda há um longo caminho pela frente antes de todos os geradores de backup nos data centers da Microsoft possam ser livres de poluição. A Microsoft começou a mexer com a tecnologia de células de combustível em 2013. Na época, as células de combustível com as quais trabalhava ainda dependiam muito do gás natural.

Em 2018, a empresa voltou a sua atenção para a tecnologia de célula de combustível de membrana de prótons (PEM) que pode funcionar com hidrogénio puro. A Microsoft diz que não conseguiu encontrar nenhum fornecedor que fizesse os sistemas de células de combustível PEM grandes o suficiente para os seus data centers.

A Microsoft pediu à Plug Power, especialistas em sistemas de células de combustível de hidrogénio, para construir um personalizado. A Microsoft e a Plug testaram o sistema durante várias semanas em junho. Depois de testar com sucesso o protótipo, a Plug está a trabalhar na criação de uma versão comercial simplificada.

Fonte: Microsoft

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui