Citroën AMI: automóvel elétrico chega a Portugal (e à FNAC) a partir dos 7350€

O Citroën AMI, um carro novo, pequeno e elétrico, bem como seguro para quem tenha 16 anos ou mais para conduzir sem necessidade de carta de condução, já se encontra à venda em Portugal e a disponibilização dos automóveis deverá acontecer durante o mês de setembro.

O preço do carro começa em 7.350 euros e pode ir até 8.710 dependendo da versão que escolher. Sendo que se destaca por seguir a mesma estratégia da Tesla, com foco nas vendas online. No entanto, há uma surpresa com o Citroën AMI, pois a FNAC já anunciou que também venderá o automóvel através do site e nas lojas físicas.

Não há dúvidas que o preço por um automóvel elétrico é convidativo, no entanto, antes de se atirar de cabeça, tenha atenção, pois apesar de o chamar de automóvel, não é um automóvel normal. É que pode ser conduzido a partir dos 16 anos com carta B1 e devido às suas limitações enquadra-se na categoria de quadriciclo. Mas vamos conhecer mais detalhes sobre o carro elétrico.

Para começar, em termos de design tem um design futurista e uma cor única, sendo que se destaca pelo seu design compacto, confirmando o seu objetivo: ser um carro citadino. O Citroën AMI tem 2,41 m de comprimento e é 28 cm mais curto e 27 cm mais estreito do que o atual Smart Fortwo, contando com um diâmetro de viragem de 7,20 m e pesa um total de 485kg. Obviamente que estas medidas são interessantes para o grande desafio de estacionar em grandes cidades.

Em termos de motorização, contamos com 8cv, que permitem uma velocidade máxima de 45 km/h, por isso se enquadra nos quadriciclos e podem ser conduzidos por pessoas a partir dos 16 nos, com a devida licença para o efeito. Em termos de bateria, é de 5,5kWh de iões de lítio e que permite uma autonomia até 70km, sendo que poderá ser carregada totalmente em apenas três horas através de uma tomada doméstica comum de 220v.

Há ainda alguns pormenores que deve contar: não tem ar condicionado, não tem ABS, airbag, máximos, espelho retrovisor interior, rádio, GPS, porta-bagagens ou vidros elétricos. A ideia foi mesmo oferece rum citadino o mais barato possível, mas que poderá ser complicado de usar quando houver temperaturas extremas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui