Cientistas britânicos produzem combustível a partir da água e do ar

Esta nova tecnologia é uma excelente notícia para os países ocidentais, bastante dependentes do petróleo que mais têm sofrido com o aumento gradual dos combustíveis.

A empresa que afirma conseguir produzir petróleo a partir da água e do ar chama-se Air Fuel Synthesis. Tendo em conta esta grande novidade tecnológica, rapidamente foi destacada na imprensa mundial, nomeadamente no Reino Unido, onde esta empresa tem a sua sede.

O processo descoberto consiste em extrair dióxido de carbono do ar e hidrogénio da água (por eletrólise), depois combinar as duas substâncias numa câmara de alta temperatura, que resulta em metanol que depois é tratado, numa refinaria, de maneira a produzir combustível. (imagem descreve o processo, clicar na imagem apra aumentar).

É verdade que a procura de combustível através de energia renovável não é nova, bem como a partir de hidrogénio, pois a investigação nesta área já acontece há algum tempo em outros países do mundo.

Apesar de a empresa só ter feito 5 litros neste projeto que dura há dois anos, a Air Fule Sunthesis afirma que é possível levar esta tecnologia para a grande escala, dependendo do financiamento que conseguirem. Segundo o que foi dito à BBC News, o projeto está a ser preparado para conseguir produzir uma tonelada de metanol por dia, em 2015.

Fonte: BBC News

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa noticia,Será que esse combustivel não vai ser mais caro do que aquele que é extraído das suas jazidas?? Se for mais económico,tudo bem,se ficar mais caro não interessa. A única coisa que poderá compensar,será a empregabilidade da mão de obra no nosso país.

  2. Qual é o interesse de produzir um combustível que utiliza CO2 e recorre à eletrólise para obter hidrogénio se depois se vai proceder à combustão do mesmo?
    Com exceção de algumas aplicações, é muito mais rentável (eficiente e limpo) utilizar o hidrogénio nas células de combustível, que utilizar o mesmo em algo que depois vai libertar CO2…
    Não resolve o problema do aquecimento global e da poluição…

  3. A combustao do metanol gera dioxido de carbono e agua, que sao exatamente as materias primas usadas pela “fabrica”, no processo de sintese do metanol.

    Neste tipo de reacao, a energia gasta na sintese e’ SEMPRE maior que a energia liberada pela reacao inversa.

    Portanto, muito provavelmente, esta fabrica nao passa de um golpe para arrancar dinheiro de investidores que nao estudaram Fisica.

    Um exemplo recente disso foi a Steorn. Quem nao se lembra?

  4. Meus amigos preparem-se para a era do “qeres ir à praia dar uns mergulhos?, podes mas tens de comprar uns litros de água do már para lhe poderes tocar.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here