Cibersegurança de carros sem condutor testada

A certa altura já se deve ter interrogado sobre o quanto a segurança de um carro pode evoluir. É certo que neste momento é bastante promissora, mas pode melhorar, e muito. Agora pode mesmo contar com cibersegurança topo de gama no seu veículo. A segurança de carros sem condutor está a ser testada por pesquisadores da Universidade de Warwick.

Mas, ao contrário do tempo em que um ladrão simplesmente leva o seu carro, tudo se trata de cibersegurança e proteção de dados. É importante porque pode haver um dia em que tudo, do seu carro à sua torradeira, possa ser invadido.

O Warwick Manufacturing Group, com sede na universidade, é um dos principais locais de testes no país para veículos autónomos conectados (CAVs) e disse que começou a avaliar a transferência de dados 5G usando o equipamento mais avançado do género na Europa.

O site está a imaginar um determinado momento em que carros sem condutor comunicarão entre si e com sensores na estrada para fornecer informações como a ocupação de uma determinada via da estrada ou quais são as condições.

O líder do projeto, Prof. Carsten Maple, disse que era importante que os dados fossem “confiáveis ​​e que as comunicações dos veículos não comprometessem a privacidade”.

Trabalhos futuros incluem a prevenção de ataques cibernéticos. Isto permitirá que ninguém consiga aceder ao seu carro remotamente, ou seja, fazê-lo parar para depois chegar ao pé de si e roubá-lo. Não tem havido falta de tentativas desse tipo e é mesmo nisso que a evolução da cibersegurança se tenta focar neste momento.

Chegará o dia em que poderá conduzir o seu carro sem absolutamente nada a nível tecnológico, pois tudo no seu interior estará tão avançado que nem mesmo o mais inteligente dos hackers conseguirá aceder.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here