Ciberataques e falta de recursos tecnológicos colocam em risco o crescimento da economia

Em Portugal a transformação digital irá representar 50% de todo o investimento em TIC até o final de 2025.

De acordo com os relatórios da IDC, que irão ser divulgados amanhã durante o evento FutureScape 2022, os investimentos diretos em transformação digital vão acelerar para um crescimento anual médio de 16,5%, no período de 2022 a 2025, um valor acima daquele inicialmente previsto – 15,4% para o período 2019 a 2024.

“Em 2021 vimos surgir um novo paradigma social e económico. Para além de mais de 50% do PIB já ser influenciado pelo digital, pela primeira vez na história verificamos uma correlação inversa entre as TI e a economia. Ou seja, mesmo com uma das maiores quebras da história no PIB, o mercado de TI continuou a crescer! Em 2020, apesar da quebra de quase 5% do PIB, o mercado de TI cresceu quase 3%, a nível mundial. Em Portugal, onde a quebra do PIB foi maior, quase 10%, o mercado de TI cresceu quase 2%”, avançou Gabriel Coimbra, Group Vice President da IDC e diretor-geral da IDC em Portugal, em nota enviada à imprensa.

Os estudos da IDC mostram que até 2024, 33% das PMEs irão sofrer fortes disrupções todos os trimestres, o que irá causar interrupções nos negócios de pelo menos uma semana por trimestre. Atualmente, cerca de 25% das organizações relatam semanalmente ataques aos seus sistemas. Os ataques de ransomware aumentaram mais de cinco vezes desde 2018.

Até 2024, a IDC prevê que 60% das principais empresas europeias aumentarão em 20% os seus gastos anuais em resiliência cibernética, para protegerem os seus ativos digitais contra os ciberataques.

Tendo em conta apenas as profissões TIC atualmente existentes, a IDC prevê que até 2025, 90% das organizações europeias terão falta de recursos de TIC.

“Irão faltar mais de 1,15 milhões de profissionais na Europa Ocidental, e esta falta de recursos irá custar cerca de 250 milhões de euros por ano às empresas”, revelou o executivo da IDC Portugal.

Ainda assim, o investimento em tecnologia irá aumentar. Os dados da IDC mostram que o mercado de TIC crescerá 5% ao ano, entre 2021 e 2025, mas apontam para um crescimento de dois dígitos ao nível da 3.ª plataforma (Cloud, Mobile, Big Data e Social) e aceleradores de inovação (IoT, AR/VR, Robótica, AI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui