China vai bloquear VPN já a partir de 2018

O controlo da Internet e da informação pelo governo chinês está a assumir proporções cada vez mais assustadoras. Além da já emblemática, mas não menos condenável, censura, o executivo de Pequim quer começar a bloquear todas as VPN (Virtual Private Networks), engenhos de software que permitem contornar os bloqueios impostos pelo governo, já a partir de 2018. Esta medida pode ser entendida como uma condenação à liberdade de expressão e acesso à informação na China.

Citando fontes familiares com o tema, a Bloomberg aponta que o governo chinês deu já ordem às operadoras de telecomunicações para começarem a bloquear as VPN a partir de 1 de fevereiro de 2018. Anteriormente fontes ligadas ao governo chinês haviam já referido que estes serviços de fornecimento de VPN necessitavam de obter autorização gorvernamental para funcionar, e que era apenas uma parte do plano de limpeza de acessos desautorizados à Internet.

A utilização de VPN por cidadãos chineses acontece de forma massiva já que é a única forma que existe de conseguirem aceder a sites banais que se encontram banidos no território pela chamada “Grande Firewall da China”. Neste lote estão incluídos sites de notícias e redes sociais como o Facebook e o Twitter. Quanto ao impacto que esta medida pode ter na atividade de empresas estrangeiras a operar no território é ainda desconhecido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui