China pode perder mais uma grande produção da Apple: Agora é a vez do iPad

A Apple está alegadamente a fazer movimentos para diversificar a sua cadeia de fornecimento e afastar-se da China no que diz respeito à produção dos seus aparelhos iPad.

Esta notícia chega depois de a empresa já ter deslocado uma boa parte da produção do iPhone para fora da China. De acordo com um relatório da CNBC, a Apple está aparentemente a encetar conversações com produtores baseados na Índia no que diz respeito à produção de iPads.

Esta notícia provavelmente reflete o desejo da Apple de reduzir a sua dependência da China como fornecedor, devido à guerra comercial em curso entre os EUA e a China, assim como outros factores geopolíticos. Para além disso, a Índia oferece várias vantagens sobre os fabricantes chineses no que diz respeito à poupança de custos e disponibilidade de mão-de-obra.

A consideração da Apple em fabricar iPads no Vietname faz parte de um maior esforço para diversificar a sua cadeia de abastecimento e deslocar até 30% da sua produção para fora da China. Esta mudança estratégica está em marcha há quase dois anos, uma vez que o gigante tecnológico procura reduzir o risco associado a depender de um único local para a maior parte da sua produção.

 

Dada a constante evolução das guerras comerciais entre a China e os Estados Unidos e o aumento dos custos laborais na China, a Apple há muito que procura formas de diversificar as suas capacidades de fabrico. Mais recentemente, as restrições rigorosas da Covid provocaram protestos em todo o país que acabaram por forçar a Apple a reduzir a sua produção de iPhone 14, o que levou a interrupções nas operações e atrasos nos envios.

Este ano, a Apple fez história mais uma vez ao tornar-se o primeiro gigante tecnológico global a deslocar rapidamente a produção da China para a Índia. Esta notícia chega pouco depois do lançamento do esperado iPhone 14, uma vez que a empresa de tecnologia está agora a fabricar este smartphone emblemático numa instalação localizada no sul da Índia.

“Acho que em cinco anos, 35% dos iPhones serão fabricados na Índia”, disse Gene Munster, da Loup Ventures, à CNBC. “Acho que a Apple adicionará a produção do iPhone a outros países fora da Índia e da China nos próximos cinco anos.”

Fonte: cnbc

.https://www.theverge.com/2022/12/5/23494901/apple-ipad-china-india-supply-chain-protests

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui