China eliminou app do jornal New York Times da Apple Store

A China voltou a censurar uma aplicação ocidental alegando infrações a uma legislação que simplesmente não existe! A app visada é a do conhecido jornal New York Times (NYT) que misteriosamente desapareceu da App Store da Apple para o mercado chinês no passado dia 23 de dezembro.

O New York Times foi informado por um porta voz da Apple que a suspensão da sua aplicação da App Store era temporária, escusando-se a explicar o sucedido e a adiantar qual o canal chinês que tinha requerido esta exclusão. O jornal americano, um dos mais lidos a nível mundial, a explicação é simples: trata-se de mais uma manobra da censura chinesa que quer toldar a visão dos cidadãos chineses impedindo-os de aceder ao jornalismo independente que rege as linhas editoriais do New York Times.

O bloqueio do New York Times na China é um tema recorrente, já que em 2012 as autoridades chinesas bloquearam o acesso ao site do jornal quando foi divulgada uma reportagem que mostrava os patrimónios financeiros de vários membros do governo comunista chinês e das respetivas famílias.

A censura na China vai continuar, tendo no final do passado mês de dezembro o órgão que regula o ciberespaço chinês reafirmado a salvaguarda da soberania da China na dimensão digital, nem que seja necessário apelar à mobilização militar para cumprir os seus intentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui