ChatGPT para controlar robôs e drones: Microsoft já trabalha nisso

A Microsoft está a trabalhar para permitir que tecnologias de inteligência artificial de topo sejam usadas para controlar robôs, drones e outras máquinas semelhantes. Este desenvolvimento está preparado para revolucionar a forma como a automação orientada por IA pode ser aplicada a muitas indústrias e pode abrir possibilidades para formas sofisticadas de automação que anteriormente eram impraticáveis.

O anúncio foi feito há alguns dias pela gigante de Redmond, segundo ela estão em andamento trabalhos para desenvolver uma estrutura experimental projetada para explorar as poderosas capacidades linguísticas do ChatGPT, disponibilizando uma API. O principal objetivo é simplificar o controlo remoto de todas as tecnologias robóticas baseadas em comandos de linguagem natural.

O ChatGPT, um chatbot alimentado por inteligência artificial (IA), é capaz de produzir texto a diferentes níveis de complexidade. As suas capacidades vão desde escrever poemas e narrativas até à geração de scripts e codificação. Isto torna-o muito procurado pelos profissionais da tecnologia, uma vez que os ajuda a acelerar o seu processo de desenvolvimento. Por exemplo, o ChatGPT pode ser usado para gerar código fonte de aplicações mais rapidamente e com maior precisão do que os métodos de programação manual.

A nova estrutura da Microsoft para robótica oferece aos programadores capacidades avançadas para programar robôs, utilizando o ChatGPT. Esta estrutura, desenvolvida por uma equipa da Microsoft Autonomous Systems and Robotics Group, centra-se na utilização de processamento de linguagem natural e na aprendizagem de máquinas para definir os movimentos dos robots em diferentes cenários. A pesquisa foi recentemente publicada num artigo intitulado “ChatGPT for Robotics”: Princípios de Design e Habilidades de Modelo”.

No vídeo, a Microsoft demonstra como a tecnologia de processamento de linguagem ChatGPT pode ser usada para controlar os robots em aplicações do mundo real. Exemplos disto incluem um braço robótico que organiza blocos para formar o logotipo da Microsoft e um drone que inspeciona o conteúdo de uma prateleira.

Estes robôs são capazes de seguir as instruções dadas pelos humanos com notável precisão e agilidade. O vídeo também mostra como o ChatGPT é capaz de compreender e interpretar instruções mais complexas como “colocar o bloco azul em cima do bloco verde”, permitindo usos ainda mais sofisticados em vários campos como o fabrico, retalho, cuidados de saúde e muitos mais.

Para fazer o ChatGPT interagir com robôs e drones, os pesquisadores personalizaram uma API e a usaram para ensinar o ChatGPT a executar essas instruções especiais. Quando recebe uma tarefa, mesmo trivial como “pegar a bola”, o ChatGPT pode gerar um código. Depois de um humano inspecionar e modificar o código para a precisão e segurança, o operador pode dar o OK para executar a tarefa e, finalmente, avaliar o seu desempenho.

A documentação enfatiza várias vezes que não é um sistema de controlo independente.

FONTEMicrosoft

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui