O ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial da OpenAI, tem inspirado notícias bombásticas nas últimas semanas, pelo alarme que causa ao oferecer um desempenho nunca observado e que tem deixado toda a gente boquiaberta em várias funções diferentes, como responder a perguntas, resolver equações matemáticas e até traduzir idiomas.
Este avanço repentino da tecnologia está a preocupar a concorrência, nomeadamente a Google, que acabou por não liderar a corrida de lançamento de chatbots sofisticados. De acordo com a Thread Reader App, alguns funcionários da big tech estão com medo e até consideram a estreia do chatbot da OpenAI como uma “oportunidade perdida”.
Mas em resposta a estes receios generalizados, o CEO da Alphabet, Sundar Pichai, e o chefe da divisão de Inteligência Artificial da empresa, Jeff Dean, disseram que a Google já dispõe recursos semelhantes, e que só não foram lançados ainda porque acreditam que o público ainda não está 100% confiante nas respostas que recebe.
A questão que ainda preocupa muita gente é que ferramentas como o ChatGPT são capazes de dar respostas falsas, mas que parecem convincentes. O CEO da OpenAI, Sam Altman, já afirmou num post na sua conta de Twitter que “o ChatGPT é incrivelmente limitado, mas bom o suficiente nalguns aspetos ao ponto de criar a impressão enganosa de grandeza. É um erro depender dele para qualquer assunto importante. Há ainda muito trabalho a fazer em termos de robustez e veracidade das respostas”.
O modelo de inteligência artificial desenvolvido pela Google em parceria com o MIT e apresentado na conferência NeurIPS 2022, chama-se CALM – a sigla para Confident Adaptive Language Modeling.
A grande promessa do Google CALM, que ainda se desconhece quando ficará disponível para o grande público, é gerar textos de forma ágil e eficiente através de uma tecnologia que economiza processamento.
Entretanto, outras ferramentas já surgiram como o Jasper Chat, para quem quer ter uma conversa natural com a IA que parece surpreendentemente humana com uma interface fácil de usar para gerar conteúdo rapidamente, além do Ghostwriter, da Replit, ou o Perplexity.ai, por exemplo.
Fonte: Thread Reader App