CES 2021: a partir hoje há novidades da Samsung, Sony, Panasonic e mais

Um comunicado de imprensa no site da CES originalmente colocou as datas do CES 2021 em 6 a 9 de janeiro, no entanto, essas datas mudaram desde então para 11 a 14 de janeiro de 2021. No primeiro dia do show decorrerão palestras da AMD, General Motors, Verizon e do próprio CTA  (Consumer Trade Association), além de conferências de imprensa da LG, Sony e Samsung.

Num ano típico, a CES assume Las Vegas por quase uma semana, com marcas de tecnologia e imprensa vindo de todo o mundo para conhecer, fazer negócios e cobrir os últimos anúncios todos juntos. Como isso vai acontecer apenas on-line, é difícil de prever, mas é algo que o CTA tem insistido há meses, então estamos a aguardar que as coisas corram bem.

Os eventos futuros da CES também têm datas definitivas. O CES 2022 e o CES 2023 estão programados para 5 a 8 de janeiro, enquanto o CES 2024 está programado para 9 a 12 de janeiro. Dito isso, segunda-feira é o dia em que todos poderão assistir junto com a LG, Panasonic, Samsung e Sony , entre outros, sobre inovações futuras.

Poderá esperar ouvir muito mais sobre as TVs 8K e dispositivos inteligentes IoT de última geração, além de algumas surpresas no evento Samsung Unpacked que irá decorrer no meio da semana ces. Quando as palestras terminarem, a CTA (Consumer Trade Association – empresa por trás do evento) diz que está a abrir um salão de exposições virtuais que os expositores poderão mostrar os seus produtos e responder a perguntas de participantes e retalhistas sobre os seus novos produtos.

Expositores poderão realizar reuniões de até 30 pessoas por vez e conversar em tempo real um com os outros. São todas as partes práticas da CES, basicamente, sem que todos nós a lotarmos no Centro de Convenções de Las Vegas. Então, o que, exatamente, vamos ver no show deste ano? A equipa Techradar, resume aqui as suas previsões para Sony, Samsung, AMD e muito mais com base no pré-show, rumores e o que eles fizeram no evento do ano passado.

Samsung

Só nos últimos dias, a Samsung anunciou as suas novas TVs Neo QLED que oferecem imagens mais brilhantes e coloridas; A Sony revelou seu novo Cognitive XR Processor como sucessor do X1 Ultimate, e a Acer anunciou a próxima geração de Chromebooks. Para os amantes da tecnologia, tem sido uma semana muito boa. A CES é sempre um grande show para a Samsung.

É o lugar que a empresa escolhe para lançar suas últimas TVs QLED, telas conceituais e monstruosas instalações personalizadas, além de inovações no espaço de computação e telefone. No ano passado, foi revelado o Samsung Sero TV rotativo , bem como o Q950TS 8K QLED com ´moldura-zero´ e a confirmação de mais duas TVs 8K para 2020.

Estaremos a aguardar uma gama 8K ainda maior para CES 2021, e possivelmente (se tivermos sorte) notícias de uma TV transparente comercialmente disponível ou exibição com emissora de luz solar. A Samsung geralmente anuncia uma série de soundbars para acompanharem as suas novas TVs , e estamos à espera do mesmo na CES 2021. A linha de soundbar 2020 da marca, que incluiu o HW-Q950T e HW-Q900T, veio com dolby Atmos e áudio imersivo DTS:X, ao lado de suportes SmartThings e controle de voz Amazon Alexa. Na CES 2021, pudemos ver as soundbars da Samsung com controle de voz do Google Assistent, bem como alexa, e mais opções de conexão do que os seus modelos antecessores.

SONY

A Sony acaba de lançar os seus mais recentes fones de ouvido com cancelamento de ruído, o Sony WH-1000XM4 (que chamamos de melhores fones de ouvido de 2020), por isso é provável que vamos ver um novo par de fones de ouvido ´over-ear´ da gigante da tecnologia em estreia na CES 2021.

No entanto, já faz um ano que os verdadeiros fones de ouvido sem fio da marca, o Sony WF-1000XM3, foram lançados – e isso significa que o CES 2021 pode ser o momento de a Sony lançar uma versão de quarta geração dos melhores fones de ouvido sem fio verdadeiros que pode comprar hoje. O Sony WF-1000XM4 poderia vir com alguns dos novos recursos que vimos no WH-1000XM4, incluindo chat, cancelamento de ruído adaptativo e upscaling de áudio.

A CES 2020 foi em grande parte tranquila para a Sony, com um logotipo PS5 revelado e apenas um pequeno número de novos anúncios de TV. Agora iremos ficar atentos a mais modelos de 48 polegadas dos seus conjuntos OLED existentes, e novos desenvolvimentos em sua tecnologia Acoustic Surface Audio, que vibra o próprio ecrã de TV para emitir som.

LG

A LG geralmente usa o CES como plataforma de lançamento para as suas últimas linhas de TV, e 2020 não foi diferente. Vimos uma frota de TVs 8K exibidas, bem como a confirmação de um novo ecrã OLED de 48 polegadas. A LG anunciou que o painel de vidro E Series OLED estava sendo retirado em favor de um modelo da Série Galeria, também, então não esperamos que o primeiro apareça com qualquer disfarce na CES 2021. Então, o que esperamos? Outra frota de TVs OLED é uma certeza, e poderíamos ouvir mais para ´gamers´ a sério, dado o que a LG fez no último ano para cortejá-los com suporte ao Nvidia G-Sync nos seus conjuntos de 2020.

Os ´gamers´ em particular, devem estar animados com o recém-revelado esvigível cso (Cinematic Sound OLED) que pode se transformar entre uma TV de ecrã plano, num monitor curvo ao pressionar um botão. Falando em rollables, temos ouvido que o lançamento da série de assinatura rolável OLED R tem sido iminente para algumas feiras , porém agora então não se surpreenda se a LG fizer o mesmo anúncio na CES 2021.

Uma área de produto empolgante que definitivamente aprenderemos mais durante o CES 2021 são os displays OLED transparentes da LG. Esses ecrãs see-through têm ambos abordagens comerciais e casos de uso para consumidor, e vamos vê-los dar mais um passo mais perto de ficarem disponíveis para compra.

HISENSE

A Hisense geralmente coloca uma espécie de show nas expos tech, e em 2020 vimos revelarem uma atualização de seu projetor-televisão híbrido, mais TVs OLED, e uma nova Tecnologia DualCell – uma que combina dois painéis de TV para maior contraste. As ambições OLED da Hisense foram frustradas até agora, e não esperamos nenhum sucessor do O8B na CES 2021.

A popular linha hisense Roku TV expandiu-se para o Reino Unido no final de 2018, também, e não ficaríamos surpresos ao ver a Hisense anunciar uma atualização no próximo ano.

TCL

A TCL funciona num cronograma de lançamentos ligeiramente diferente de muitas marcas de TV, o que pode significar que a CES é um pouco leve em informações concretas. Na expo 2020, anunciou planos para uma nova frota de TVs Mini-LED – para competir com modelos OLED – que usam LEDs menores para um controle de brilho mais preciso do que os ecrãs LCD tradicionais.

Essas TVs começaram a ser lançadas nos EUA na forma dos novos modelos R635 séries 6 e lançaram ao lado de novas TVs séries 5 que, pela primeira vez na história, usam tecnologia QLED. Além disso, a TCL confirmou recentemente que a sua gama de TVs Roku estavam a chegar à Europa e América do Sul, e provavelmente ao Reino Unido também. Mais detalhes sobre isso provavelmente chegam na IFA 2020, mas há uma chance de que o pipeline global da empresa – com nomes e preços precisos de produtos – para que os seus novos conjuntos Roku possam levar até janeiro 2021 para ver a luz do dia.

PANASONIC

A Panasonic JZ2000 4K OLED TV tem um sistema de som surround como nenhum outro. No ano passado, a Panasonic anunciou os seus primeiros fones de ouvido sem fios com cancelamento de ruído, o RZ-S500W, que representava uma alternativa mais barata para os gostos da Sony WF-1000XM3 e os AirPods Pro. Enquanto ficamos impressionados com a qualidade do cancelamento de ruído, o áudio deixou um pouco a desejar, com frequências de graves lamacentos.

Na CES 2021, adoraríamos ver uma versão melhorada desses fones de ouvido com um som mais equilibrado. Esperamos que mais TVs Panasonic high-end também estejam em exibição. A Panasonic abriu o CES 2020 com seu novo OLED HZ2000, e novidades de calibração HDR sensível à luz (via QI do Dolby Vision). Podemos ouvir mais sobre seus ecrãs OLED de gama média na CES 2021, dado que o recém-anunciado modelo HZ980 não está disponível para revisão, e pode significar que a Panasonic está a testar as águas antes de mergulhar nesta faixa de preço mais firmemente.

PHILIPS

A CES 2020 surpreendeu com uma das TVs OLED da Philips, a OLED 804. Infelizmente, não veremos nenhuma TVs Philips na CES 202, como foi recentemente confirmado por um porta-voz da empresa.

Telefones na CES 2021

As empresas raramente estreiam novos telefones na CES, dado o Mobile World Congress (MWC), focado em smartphones, que começa um mês depois, que tem sido tradicionalmente o palco para provocar e estrear os aparelhos daquele ano. O que não significa que não veremos telefones na CES 2021 – no passado, algumas empresas empreendedoras usaram esta escassez de anúncios para introduzir novos aparelhos num vácuo relativo de anúncios de telefones.

Foi o caso do Flexpai Royole, que estreou na CES 2019 como o primeiro dobrável do mundo um mês antes da Samsung mostrar o Galaxy na MWC 2019. Mas também vimos recém-chegados à indústria de telefones mostrarem suas coisas, como a TCL fez quando a empresa estreou os seus primeiros smartphones, o TCL 10 Pro, TCL 10L e TCL 10 5G na CES 2020. Empresas maiores ocasionalmente revelam novos telefones, mas são muitas vezes modelos mais acessíveis que vão rumo a mercados limitados, como o Samsung Galaxy A51 e Samsung Galaxy S10 Lite que também apareceram na CES 2020.

Não estamos à espera que os grandes telefones estreiem na CES 2021 – mas podemos ver alguns aparelhos de orçamento e médio alcance de empresas que não querem ser superados na MWC 2021. Dado o desempenho desses modelos acessíveis este ano, não nos surpreenderíamos se as empresas anunciassem com mais ousadia seus aparelhos mais baratos no maior show de tecnologia do mundo – mesmo que seja apenas online.

CÂMARAS

A CES tem sido muito discreta para anúncios de câmeras nos últimos anos, como as grandes armas tendem a favorecer o CP+ Show do Japão em fevereiro ou o próprio independente Lança. Ainda assim, fomos tratados com alguns anúncios de teaser na CES 2020, incluindo a Canon EOS 1DX Mark III, e com o show de câmera Photokina (agora realizado todo mês de maio) adiado para 2022, podemos ver algumas chegadas interessantes na CES 2021.

Outro fator pode ser o efeito knock-on dos atrasos da pandemia global, que poderia ver anúncios que estavam originalmente programados para o final de 2020 adiado para janeiro de 2021. Por exemplo, os rumores mais recentes sugerem que poderíamos ver uma Canon EOS M50 Mark II, Nikon Z9 e Sony A5 todos chegar no final de 2020. É provável que uma ou mais dessas câmeras sejam adiadas até o ano novo, o que poderia abrir caminho para anúncios de teasers na CES 2021.

Será que os gostos de Canon, Nikon e Sony arriscariam um lançamento completo se perdendo no barulho de um grande programa de tecnologia generalista? Isso é menos provável, então há uma maior chance de que algumas das marcas de câmeras mais de ´franjas´ – insta360, DJI e GoPro – voltem a entrar para preencher a lacuna fotográfica com algumas novas câmeras de ação e drones. Como é tradição da CES, também esperaríamos ver uma história de armazenamento maluca como um cartão microSD de 2 TB de marcas como a SanDisk.

ÁUDIO

O CES 2020 foi um ótimo ano para o áudio, e esperamos ver mais fones de ouvido, soundbars e alti-falantes sem fio em 2021, também. A Sony provavelmente será a marca a ser observada, tendo dominado os fones de ouvido com cancelamento de ruído e o verdadeiro mercado de fones de ouvido sem fios no último ano, como líder de classe, com modelos como o Sony WH-1000XM4 e o Sony WF-1000XM3 fazendo ondas no mundo do áudio. O momento é certo para uma nova geração do WF-1000XM3s, e nós estamos a cruzar os nossos dedos para que a CES 2021 seja o lugar para vê-los.

Na verdade, o ano passado foi dominado por fones de ouvido sem fio verdadeiros, com marcas de áudio a experimentar adicionar recursos inteligentes ao fator de forma diminuta. Mobvoi, por exemplo, trouxe-nos o TicPods 2 Pro, que pode ser controlado com um aperto de cabeça, enquanto Klipsch anunciou o seu (ainda a ser lançado) T10 – fones de ouvido sem fio, que vem com inteligência artificial incorporada. Embora essas características fossem certamente interessantes, muitos não foram totalmente realizados; a CES 2021 poderia ver um refinamento de recursos como IA
e controle de gestos, fazendo -os valer a pena a compra.

A categoria de fones de ouvido over-ear parecia um pouco dispersa na CES 2020, para que pudéssemos ver mais foco em audiófilos no evento deste ano. Era a mesma história para altifalantes inteligentes e alti-falantes sem fio, também – com tal foco em fones de ouvido sem fio verdadeiros no ano passado, adoraríamos ver mais gadgets para ouvintes em casa na CES 2021, refere o autor do artigo.

TVs na CES 2021

2021 provavelmente será um grande ano para muitas das maiores marcas de TV. Vimos tanto a Samsung quanto a LG a esforçarem-se nas tecnologias de TV 8K – e em ambos os casos a CES 2020 foi a ocasião que eles escolheram para anunciá-lo. A Panasonic teve um ano relativamente tranquilo, com pouca mudança na sua linha de TV, além de um novo modelo OLED médio, o HZ980. Ainda estamos para ouvir muito de unidades de revisão , por isso a equipa da Techradar prevê que pode estar a chegar o tempo para uma maior atualização da gama de TV da empresa na expo CES no próximo ano.

Na CES 2020, ficou claro que as marcas de TV estavam a pensar em grande, com muitos ecrãs de 75 polegadas em exibição. Mas também estavam a pensar ´pequeno´, com a confirmação de um novo tamanho OLED de 48 polegadas, uma versão de 32 polegadas do 2020 da Samsung, bem como modelos de TV projetados para uso com smartphones em vez de 4K. Espera-se que a CES 2021 se aprofunde nesses extremos, com mais OLEDs de 48 polegadas do que o LG CX e Sony A9G que temos atualmente, e mais tamanhos compactos de 32 e de 43 polegadas para conjuntos premium.

Fonte: Techradar

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here