CES 2020: Samsung apresenta projetos do ‘C-Lab Inside’ e start-ups do ‘C-Lab Outside’

Red Magic 3S

A Samsung Eletronics anunciou que irá apresentar, durante a CES 2020, a maior feira de consumo eletrónico do mundo, cinco novos projetos do seu programa C-Lab Inside, e ainda soluções de quatro start-ups que participaram no programa C-Lab Outside. O stand do C-Lab da Samsung estará localizado no Eureka Park, em Sands Expo, onde estarão presentes start-ups de todo o mundo.

“Continuamos a apostar e a apoiar ativamente o C-Lab na criação de produtos que reflitam as últimas tendências e as necessidades dos consumidores, e continuaremos a apresentar projetos únicos de start-ups do C-Lab em várias exposições em todo o mundo”, afirma Inkuk Hahn, Vice-Presidente e Head no The Creativity & Innovation Center na Samsung Eletronics.

O sucesso dos projetos do C-Lab Inside

O C-Lab Inside é um programa interno de incubação de ideias, que teve início em 2012, e que pretende encorajar a criação de soluções inovadoras por parte dos colaboradores da Samsung. Esta é a 5ª participação do C-Lab no CES.

Os novos projetos do C-Lab Inside que serão desvendados pela primeira vez ao público no evento deste ano estão focados num estilo de vida mais saudável e confortável. Entre eles está a SelfieType, uma solução de teclado virtual que utiliza a câmara frontal dos dispositivos móveis; a Hyler, uma caneta-marcador inteligente que digitaliza o texto impresso em papel; a Becon, uma solução de assistente ao domicílio para tratamento do couro cabeludo e prevenção de queda de cabelo; a SunnySide, uma luz solar artificial em forma de janela, e o Ultra V, um sensor e serviço de monitorização de raios ultravioleta.

Desde a sua criação, já foram lançados 40 projetos do Samsung C-Lab, como start-ups independentes da empresa. Oito destes projetos irão ter a oportunidade de apresentar as suas mais recentes inovações e produtos, nos seus próprios espaços, na CES 2020, tendo como principais objetivos a criação de novas oportunidades e a expansão dos negócios. Estes projetos de sucesso incluem a Linkflow, a Welt, a Linkface, a Lululab, a Mopic, a Monit, a AnaloguePlus e a Luple.

A Linkface tem realizado um trabalho notável e será reconhecida como Innovation Honoree of CES 2020 pelo desenvolvimento do ‘Dear’, um headphone que que permite reduzir o risco de perda auditiva em crianças. A Welt, a Lululab e a Linkflow serão igualmente reconhecidas pelas suas respetivas inovações.

Quatro start-ups aceleradas pelo C-Lab Outside

Para além dos projetos do C-Lab Inside, serão ainda apresentadas, pela primeira vez na CES, quatro novas start-ups do C-Lab Outside.

Criado em outubro de 2018, o C-Lab Outside é um programa de aceleração de start-ups com o objetivo de vitalizar este ecossistema e criar mais oportunidades de emprego orientadas para a tecnologia e TI na Coreia do Sul. Ao seguir a experiência bem-sucedida do C-Lab Inside, o C-Lab Outside expande esse apoio ao incluir ideias e inovações externas à rede da Samsung. As start-ups selecionadas para o programa C-Lab Outside recebem apoio financeiro, colaboração comercial e oportunidades para participar em exposições de TI a nível mundial, ao lado da Samsung.

Na edição deste ano da CES serão apresentadas o Circulus, um robot complementar que utiliza tecnologia interativa, o FITT, um serviço de cuidados de saúde baseado em dados Tecnologias de Informação e Comunicação – ICT (Information & Communications Technology) –, a Vtouch, uma tecnologia que controla objetos através de gestos com recurso a câmaras, e o Smoothy, um novo serviço de videochamada com recurso a avatares dinâmicos.

A Samsung e os developers por trás de cada uma das start-ups do C-Lab Outside, que estarão presentes no CES 2020, procuram uma oportunidade para implementar as suas inovações no mercado.

Quais são os Projetos do C-Lab Inside?

  1. SelfieType

O “SelfieType” é um teclado virtual que utiliza a câmara frontal. O SelfieType AI analisa os movimentos feitos pelos dedos através da câmara frontal e converte-os em letras de um teclado QWERTY. O SelfieType não precisa de um hardware adicional e é adaptável a vários modelos de dispositivos móveis tais como smartphones, tablets e computadores portáteis.

  1. Hyler

O Hyler é um marcador inteligente que digitaliza texto em formato impresso (em papel) e converte-o em digital para dispositivos móveis. Através do marcador Hyle, o utilizador pode selecionar e editar a informação na aplicação do marcador. Ao utilizar o “modo de pesquisa” no Hyler, a aplicação fornece ao seu utilizador resultados de pesquisa abrangentes, dependendo de vários mecanismos de pesquisa ou dicionários vinculados ao Hyler.

  1. Becon

O Becon é uma solução de assistente ao domicílio para tratamento do couro cabeludo e prevenção de queda de cabelo, através da recomendação de soluções baseada na análise feita ao couro cabeludo. Esta solução consiste num dispositivo portátil e uma aplicação. O equipamento de diagnóstico analisa em tempo real dez condições do couro cabeludo, como por exemplo, a densidade do folículo capilar, pele morta, sensibilidade, temperatura e humidade com base em algoritmo de learning machine. Por sua vez, a aplicação apresenta a evolução do couro cabeludo.

  1. SunnySide

A SunnySide é um dispositivo constituído por uma lâmpada ajustável à janela que produz luz do sol artificial. Este dispositivo permite que o utilizador aproveite a luz solar, que se altera consoante o horário ao copiar o spectrum de luz completo emitido pelo Sol. A Sunny também permite que o seu utilizador simule sinteticamente a vitamina D dentro da sua casa, ou divisões que não recebem quantidade suficiente de luz solar, sem terem de se preocupar com o envelhecimento da pele ou ainda queimaduras solares. Esta lâmpada pode ser facilmente instalada na parede tal como um quadro.

  1. Ultra V

O Ultra V é um novo tipo de sensor e serviço que armazena raios ultravioletas diariamente.  O sensor possui um amplo ângulo de incidência, o que facilita a integração em dipositivos wearables. Com o Ultra V o utilizador poderá monitorizar e gerir a condição da sua pele e a produção de Vitamina D que é influenciada pela exposição aos raios solares UV.

Quais as Start-ups do C-Lab Outside?

  1. Circulus (http://pibo.circul.us)

A Circulus dá-nos a conhecer o “piBo”, um robot humanoide para agregados familiares individuais. O piBo oferece um conjunto de serviços que permitem facilitar o dia-a-dia do utilizador, seja através de uma simples conversa ou de divulgar as notícias diárias, a previsão e estado da meteorologia ou simplesmente para pesquisar informação. Ele interage com os utilizadores com base na análise emocional das expressões faciais e do conteúdo das conversas, fornecendo respostas adequadas com recurso a provérbios, música ou dança. Os utilizadores podem adicionar novos recursos e conteúdos a partir da loja de aplicações de robots.

  1. FITT (http://www.fitt.kr)

A “FITT” é uma plataforma de dados PHR (Personal Health Record) de cuidados de saúde que tem por base o exercício físico do utilizador. A FITT oferece três tipos de testes físicos, cardiorrespiratório, postura e força muscular. Após o teste, os utilizadores recebem um programa de exercícios totalmente otimizado e personalizado concebido com base no seu estado de saúde em comparação com outras pessoas da mesma idade e género. A aplicação pode prever possíveis doenças às quais o utilizador possa estar mais exposto, como pressão arterial elevada, diabetes, cancro, derrames, ataque cardíaco, doenças cardiovasculares, entre outras, e sugere programas de exercícios personalizados para evitar esse risco.

  1. Vtouch (http://vtouch.io/)

A ‘Vtouch’ permite aos utilizadores controlarem os seus dispositivos através do rastreamento dos seus olhos e da ponta dos seus dedos, sem a necessidade de lhes tocar, tudo isto a partir de uma visão de computador patenteada e de diferentes tecnologias de Deep-Learning. Pode ser aplicada a vários tipos de indústria, como carros inteligentes, casas inteligentes e sinalização digital para controlar diferentes dispositivos. Também permite manter os ecrãs limpos e protegidas de germes ou bactérias.

  1. Smoothy (https://smoothy.co/)

A “Smoothy” é uma aplicação de videoconferência acessível até um máximo de 8 pessoas ao mesmo tempo. O que torna o Smoothy mais especial é que a conversação começa no modo silencioso quando a chamada é conectada pela primeira vez, permitindo que os utilizadores atendam a qualquer momento e em qualquer lugar. Fornece igualmente videochamadas utilizando o Samsung AR Emoji. Após a atribuição de avatares aos utilizadores, o AR Emoji pode espelhar expressões faciais e movimentos em tempo real, o que torna as videochamadas mais divertidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here