CES 15: Nvida Tegra X1 é o primeiro CPU móvel com um teraflop de processamento

Nvidia Tegra X1

Os processadores móveis evoluem a uma velocidade incrível e o novo Tegra X1 promete revolucionar o poder de processamento dos dispositivos móveis.

Um dos primeiros eventos de apresentação no CES 2015 foi da Nvidia, que começa oficialmente amanhã, mas que durante o dia de hoje haverá várias conferências de imprensa para apresentar o que será visto durante a feira de tecnologia. A fabricante de processadores conseguiu surpreender com um novo processador que poderá revolucionar o poder de processamento dos dispositivos móveis.

O Nvidia Tegra X1 é baseado na arquitetura Maxwell, com 64-bits, octa-core de CPU e 256 cores de GPU, processamento que permitirá atingir um teraflop, o primeiro processador móvel que atinge tais valores. Segundo a Nvidia, o Tegra X1 é equivalente a dois Tegra K1, processador que equipa o Nvidia Shield.

Mas não é só em processamento que este processador se destaque, também no consumo energético está a um bom nível. Durante a apresentação, foi corrido uma demonstração do Unreal Engine 4 Elemental, que consome apenas 10 watts. Segundo o Engadget, no ano passado a Xbox One usava 100 watts para a mesma demonstração e uma GPU topo de gama da Nvidia precisava de 300 watts. Números impressionantes.

Nvidia Drive PX
Nvidia Drive PX

Apesar de termos grande expetativa sobre este processador, a Nvidia criou-o a pensar nos carros autónomos, sem condutor, que deverão começar a surgir com mais força durante este ano. Para os carros, a Nvidia lança o Drive CX e o Drive PX. O CX é o ambiente gráfico, enquanto o PX é o computador que permitirá a condução automática.

O Drive PX terá dois processadores Tegra X1 e permitirá processar dados de vídeo de 12 câmaras instaladas no veículo e identificar 150 objetos na estrada, como pessoas, sinais de trânsito e os vários veículos, como carros, bicicletas, ambulâncias e até carros da polícia.

A primeira marca que irá utilizar este novo Drive PX será a Audi, mas os parceiros para os carros incluem a Ferrari, Fiat ou a Tesla, apenas referindo alguns de uma lista de 19 marcas de automóveis.

Nvidia Drive Px
Nvidia Drive Px

No evento de apresentação, a Nvidia disponibilizou um tablet com o processador Tegra X1, 4GB de RAM e um ecrã de 8 polegadas, onde o Engadget aproveitou para correr testes de desempenho e os números não poderiam ser mais promissores.

Tanto no 3D Mark e no GFXBench, os resultados foram surpreendentes e muito superiores ao Nexus 9, Shield Tablet e iPad Air 2, sendo que duplicou em alguns casos.

Se ficou apaixonado por este poder todo e espera, ansiosamente, em colocar a mão num dispositivo móvel com este processador, não desespere. A Nvidia não referiu quaisquer datas, no entanto talvez mais para o final do ano comecemos a ver os primeiros tablets como o Nvidia Tegra X1.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here