CES 15: Nvida Tegra X1 é o primeiro CPU móvel com um teraflop de processamento

Nvidia Tegra X1

Os processadores móveis evoluem a uma velocidade incrível e o novo Tegra X1 promete revolucionar o poder de processamento dos dispositivos móveis.

Um dos primeiros eventos de apresentação no CES 2015 foi da Nvidia, que começa oficialmente amanhã, mas que durante o dia de hoje haverá várias conferências de imprensa para apresentar o que será visto durante a feira de tecnologia. A fabricante de processadores conseguiu surpreender com um novo processador que poderá revolucionar o poder de processamento dos dispositivos móveis.

O Nvidia Tegra X1 é baseado na arquitetura Maxwell, com 64-bits, octa-core de CPU e 256 cores de GPU, processamento que permitirá atingir um teraflop, o primeiro processador móvel que atinge tais valores. Segundo a Nvidia, o Tegra X1 é equivalente a dois Tegra K1, processador que equipa o Nvidia Shield.

Mas não é só em processamento que este processador se destaque, também no consumo energético está a um bom nível. Durante a apresentação, foi corrido uma demonstração do Unreal Engine 4 Elemental, que consome apenas 10 watts. Segundo o Engadget, no ano passado a Xbox One usava 100 watts para a mesma demonstração e uma GPU topo de gama da Nvidia precisava de 300 watts. Números impressionantes.

Nvidia Drive PX
Nvidia Drive PX

Apesar de termos grande expetativa sobre este processador, a Nvidia criou-o a pensar nos carros autónomos, sem condutor, que deverão começar a surgir com mais força durante este ano. Para os carros, a Nvidia lança o Drive CX e o Drive PX. O CX é o ambiente gráfico, enquanto o PX é o computador que permitirá a condução automática.

O Drive PX terá dois processadores Tegra X1 e permitirá processar dados de vídeo de 12 câmaras instaladas no veículo e identificar 150 objetos na estrada, como pessoas, sinais de trânsito e os vários veículos, como carros, bicicletas, ambulâncias e até carros da polícia.

A primeira marca que irá utilizar este novo Drive PX será a Audi, mas os parceiros para os carros incluem a Ferrari, Fiat ou a Tesla, apenas referindo alguns de uma lista de 19 marcas de automóveis.

Nvidia Drive Px
Nvidia Drive Px

No evento de apresentação, a Nvidia disponibilizou um tablet com o processador Tegra X1, 4GB de RAM e um ecrã de 8 polegadas, onde o Engadget aproveitou para correr testes de desempenho e os números não poderiam ser mais promissores.

Tanto no 3D Mark e no GFXBench, os resultados foram surpreendentes e muito superiores ao Nexus 9, Shield Tablet e iPad Air 2, sendo que duplicou em alguns casos.

Se ficou apaixonado por este poder todo e espera, ansiosamente, em colocar a mão num dispositivo móvel com este processador, não desespere. A Nvidia não referiu quaisquer datas, no entanto talvez mais para o final do ano comecemos a ver os primeiros tablets como o Nvidia Tegra X1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui