Centenas de pessoas protestam conta tourada em Viana do Castelo

A primeira cidade anti-touradas será hoje palco, em terrenos privados da freguesia de Areosa, da primeira corrida de touros realizada na cidade desde 2008. Os habitantes de Viana do Castelo uniram forças e protestam, desde hoje de manhã, no  jardim da Marina de Viana do Castelo, contra a tourada que se irá realizar esta tarde. Defensor Moura considera uma “decisão vergonhosa” o regresso da corrida de touros.

tourada vianaEm 2009 Viana do Castelo tornou-se na primeira cidade anti-touradas. “Viana anti-touradas” foi a deliberação assinada pelo então presidente da câmara, Defensor Moura, que hoje considera ser “um dia triste” mas acredita que “Viana vai continuar livre deste tipo de espectáculo, porque a maioria dos vienenses não o quer”.

O regresso das touradas à cidade deixou muitos populares indignados. Circularam petições on-line e são às centenas os que protestam no jardim da Marina de Viana do Castelo. As associações de Defesa dos Animais não entendem a decisão do Tribunal Administrativo de Braga que deu autorização à tourada, o que vai contra os planos da autarquia.

O atual presidente da câmara, José Maria Costa, recebeu elogios de Defensor Moura que defende que “se comportou muito bem neste caso, tentando de todas as formas impedir a realização deste espectáculo”.

Os manifestantes encontram-se a cinco quilómetros da arena e não pretendem aproximar-se de modo a evitar confrontos. Os organizadores do protesto, a Plataforma anti-touradas, o Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) e a Animal, escolheram manter a distância e não participar numa outra manifestação, agendada para as 16h, que será em frente à arena. Os manifestantes têm consciência que a tourada de hoje não poderá ser travada mas pretendem sensibilizar as restantes pessoas para a abolição das touradas no país.

Também motivo de protesto é a colocação de uma arena amovível numa área protegida. José Maria Costa utilizou a construção da arena em local protegido, definindo como um “atentado ambiental”, como argumento para evitar a realização da touradas, mas o tribunal considerou em vão.

A corrida de touros está marcada para as 17h de hoje.

6 COMENTÁRIOS

  1. Pois eu sou de viana e as touradas são-me indiferentes

    Pena que não vi ninguem conhecido na manifestaçao! tudo gente assumidamente vinda de fora!
    Não metam a gente de viana neste assunto a gente de viana não foi ouvida! as pessoas que apareceram na televisão a favor e contra sao todas de fora, as petiçoes online a favor e contra, organizadas por de pessoas fora de viana
    acima de tudo respeitem a cultura uns dos outros e nao se armem em superiores uns aos outros como vi num manifesto onde li “temos que ter em conta que estas pessoas tem naturalmente comportamentos desiquilibrados”
    “o povo de vVana não tem nada aver com isto!
    organizaram esta autentica tourada durante as festas da Sr da Agonia com pessoas e movimenros pro e contra que nao tem nada a ver com viana!

  2. o que viana precisa é de coisas como esta ., que movimente a cabeça das pessoas.sejam elas de viana ou de trás os montes meus amigos.Esta polemica está instaurada porque os de biana são ums provincianos de meia tijela. venham astouradas , venham os toureiros e venha muita gente a viana do castela .é o que ela precias….muitos tuistas.

  3. CRUELDADE MEU AMIGO É FICARMOS 8 OU DEZ HORAS NA FILA DE UM HOSPITAL E AO FIM DESSE TEMPO TODO VOLTARMOS PRA CASA SEM SERMOS ATENDIDOS. CRUELDADE MEU AMIGO É UMA PESSOA TRABALHAR QUARENTA OU MAIS ANOS E NA HORA DA TÃO ESPERADA REFORMA RECEBER UMA MISÉRIA QUE NÃO DÁ SEQUER PARA OS REMEDIOS. ISTO É QUE É CRUELDADE, ….O RESTO É DIVERTIMENTO ,LAZER,TRADI~ÇAO CULTURAL E FESTA RIJA.. PS NÃO GOSTO DE TOURADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui