Cascais quer ser cidade experimental para startups e desenvolve competição de empreendedorismo

Estão abertas as candidaturas para a 5ª edição da competição de empreendedorismo BIG Smart Cities. Este concurso passou a contar este ano com uma grande novidade: a criação da primeira cidade experimental para startups no município de Cascais. A criação de condições de teste em ambiente real de soluções tecnológicas para as cidades inteligentes do futuro é o principal atrativo.

O BIG Smart Cities foi criado com o objetivo de descobrir e apoiar ideias de negócio com base tecnológica que melhorem o dia a dia de quem vive, visita e trabalha nos grandes centros urbanos.

Cascais surgiu como o local de eleição para esta experimentação. A estratégia adotada nos últimos anos pelo município ao nível da mobilidade, eficiência energética e gestão de resíduos, tornam Cascais num bom exemplo do que pode ser uma cidade inteligente.

As candidaturas a nível nacional para a edição deste ano do BIG Smart Cities, prémio organizado pela Nova SBE, podem ser submetidas até dia 23 de maio, através do site www.bigsmartcities.pt, em cinco áreas: Mobilidade, Participação e Inclusão, Turismo, Living e Ambiente.

As startups a concurso habilitam-se a prémios monetários no valor de 20 mil euros, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.

Esta iniciativa conhecerá depois de Cascais réplicas de menor escala em cidades como Braga, Porto, Coimbra, Évora e Lisboa, numa edição renomeada BIG city challenges. Nestes concursos serão avaliadas as propostas dos potenciais empreendedores inscritos e serão eleitos dois finalistas por cada cidade. Além de ganharem acesso direto à final do concurso, os dez projetos eleitos nestes eventos receberão um prémio de 500 euros cada.

A iniciativa tem o alto patrocínio da Vodafone Portugal e da Ericsson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui