Cascade Lake-X: o novo processador da Intel que pode ser lançado no 3° trimestre de 2019

Ao que tudo indica, não existe a perspetiva de arquitetura de 10 nm para o lançamento este ano. Cascade Lake-X apresenta-se com uma arquitetura de 14 nm.

Qual a categoria do novo processador? i9 ou Xenon?

O processador referenciado como “Basin Falls / SKL X Refresh 18C 14 nm” nos roteiros da Intel encontra-se datado de Q4CY18 até Q4CY19. A arquitetura Skylake serve de base ao novo processador que conta com uma dimensão de 14 nm. Além das vantagens associadas ao reduzido tamanho, o novo CPU beneficia de velocidades de clock mais elevadas.

Segundo as informações presentes no roteiro, este processador está preparado para os High-End Desktops (produtores de conteúdo/jogadores) e Workstations (computadores de trabalho). Dependendo dos sockets, os processadores Cascade Lake podem oferecer uma capacidade de 28 núcleos/cores de processamento para o socket LGA 3647 (Cascade Lake Refresh) preparadas para Workstations, acabando em 18 cores para o Cascade Lake-W correspondente ao socket LGA 2066, Skylake X.

Ao que tudo indica, o novo processador Cascade Lake-X apresenta uma memória cache de 24.75 MB L3. Desconhecido fica o tipo de socket específico a ser usado, bem como, a velocidade do clock (mesmo sabendo que será mais elevada que gamas anteriores). A adiantar, o processador irá usar a mesma tecnologia de pistas para PCI-Express de processadores lançados entre 2017 e 2018, como o i9-7980XE, ou seja, com 44 PCI-Express lanes de 3ª geração. A capacidade do processador associado à memória RAM será de DDR4-2933, algo sofisticado quando comparado com outras gamas da marca. Em dúvida permanece se a TDP permanecerá de forma semelhante aos i9 da Intel, ou seja, 165W, ou se o seu valor diminuí ou aumenta.


Confira, também, alguns dos nossos artigos mais recentes que possam suscitar interesse:

Estes processadores serão compatíveis com as existentes e novas motherboards X299 que oferecem designs mais modernos. A realçar que todo o conteúdo desta notícia provém de um leak cujo conteúdo é verídico mas que poderá sofrer pequenas alterações.

Fonte WCCFTECH

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here