A Xiaomi é uma das principais fabricantes de smartphones, sendo que é com o Android que tem conquistado o mercado, apesar de adicionar a sua interface EMUI. Mas, não é por andar de mãos dadas com a Google que não olha pensa em “atacar” o mercado onde a norte-americana já tem forte presença.
Agora, a gigante chinesa está a preparar uma nova alternativa para outro serviço Google, neste caso uma alternativa ao Android Auto. Como seria de esperar, o nome surgiu na China, e que é chamado de Xiaomi Carwith, que está está em fase de testas no país.
Embora estejamos a falar de uma alternativa ao Android Auto que Xiaomi está a criar, a bordo do novo CarWith encontramos as opções que estão disponíveis na plataforma Google. Opções como a possibilidade de atender chamadas no carro, como enviar um áudio usando os microfones do carro ou como controlar as opções de multimídia para pular músicas, etc.
A Xiaomi incorpora o novo CarWith com os seus aplicativos exclusivos, como um controle remoto infravermelho para telefones ou como o seu navegador Mi, e inicia o seu teste beta na China. A bordo do CarWith também encontraremos serviços de navegação (por enquanto não sabemos quais serão os mapas a ser utilizados, no entanto, na China, certamente que não é o Google Maps).
Segundo alguns testes que já foram feitos e divulgados, nota-se que o Carwith ainda está em fase Beta, demonstrando alguma instabilidade na sua utilização.
Aparentemente, CarWith está destinado a acabar incorporado na ROM estável da Xiaomi para smartphone, bem como no futuro Android 13 também, que deverá chegar ao mercado ainda este ano. Portanto, para testar o CarWith, temos que passar pela ferramenta My Unclock e desbloquear o bootloader, além de instalar a ROM por nossa conta e risco, no entanto, fora da China não deve fazer sentido.
É que como sabemos, os serviços da Google não estão a funcionar na China, por isso também não é possível tirar partido do Android Auto, o que fa sentido que outras fabricantes procurem explorar essa “falha”, num país onde existe muitos automóveis e, obviamente, os consumidores pretendem uma solução similar ao Android Auto.
Assim, e tendo em conta a parceria que a Xiaomi tem com a Google, a verdade é que p Carwith pode nunca chegar ao resto do mundo de forma oficial. Ou então, a Xiaomi irá permitir-nos escolher entre o Android auto e o Carwith (o que seria pouco provável, pois para isso as fabricantes de automóveis também teriam de permitir).