Depois de a União Europeia (UE) ter imposto a dupla autenticação nos pagamentos online com cartão de crédito, é a vez da gigante tecnológica Google trazer para cima da mesa um aporte de segurança que reforçará a confidencialidade dos dados dos utilizadores.
Apesar de ainda se encontrar em fase de testes, a Google pretende incorporar no seu motor de busca Google Chrome uma nova funcionalidade com o objetivo final de proteger os dados do cartão de crédito, passwords e demais informações sensíveis no momento em que se partilha ou se grava o ecrã no Android.
O que muda com a nova atualização do Google Chrome?
Até agora, na gravação ou partilha do seu ecrã no Google Chrome, podia estar a divulgar as suas passwords, dados do cartão de crédito e outros campos de preenchimento sensíveis.
Tal não acontecia se estivesse a utilizar o modo de navegação anónima, algo que com a nova funcionalidade de segurança se vai alargar também aos separadores normais.
De modo a mitigar este problema de segurança que pode levar ao roubo de dados sensíveis do cartão de crédito, a Google está, como referimos, a testar um novo sinalizador experimental denominado “Redução de conteúdo sensível durante a partilha de ecrã, gravação de ecrã e ações semelhantes”.
Segundo a Google, esta atualização visa a segurança dos seus utilizadores e, “quando ativada, se existirem campos de formulário sensíveis (tais como cartões de crédito, palavras-passe) na página, toda a área de conteúdo é editada durante a partilha de ecrã, gravação de ecrã e ações semelhantes. Esta funcionalidade estará incluída apenas no Android V ou superior”.
Apesar de ainda não existir uma data para o lançamento desta funcionalidade nos dispositivos Android, sabe-se que ela irá ocultar campos de formulário sensíveis que se encontrem presentes na página cobrindo o ecrã, na sua totalidade, nas situações em que terceiros podem ver, ou têm o potencial de visualizarem, as informações sensíveis presentes.
Caso tenha ficado curioso e queira experimentar esta nova funcionalidade, a Google dá-lhe a oportunidade de o fazer, ao longo das próximas semanas, na sua plataforma de teste Chrome Canary.
Dicas para gerir os seus cartões de crédito no navegador
Se pretender tornar a sua experiência de compra online mais satisfatória e rápida, pode gerir os seus cartões de crédito no navegador Google através da Carteira do Google.
A configuração desta funcionalidade é padronizada, mas poderá fazer as alterações que quiser a qualquer momento.
De modo a ativar ou desativar esta opção de gestão dos seus cartões no navegador do seu smartphone, siga estes passos:
1º – No smartphone, abra o app Carteira ;
2º – No canto superior direito, toque na sua foto do perfil ou na Conta e os seus dados na Carteira e Gerir os dados do cartão de crédito;
3º – Ative ou desative a opção Usar cartões no Google.
Já para ativar ou desativar esta configuração no seu PC:
1º – Aceda ao site da Carteira do Google;
2º – À esquerda, clique em Configurações;
3º – Em “Dados e privacidade”, selecione Gerir os dados dos cartões.
4º – Ative ou desative a opção Usar cartões no Google.
Além de ativar ou desativar esta funcionalidade, poderá não querer utilizar um cartão em específico.
Caso o controlo de privacidade de cartões estiver ativada, poderá fazer a gestão do acesso a cartões específicos num outro tipo de serviços Google.
Para alterar a configuração de um cartão específico (funcionalidade apenas disponível na app Carteira do Google), siga estes passos:
1º – Abra a app Carteira no seu smartphone;
2º – Escolha o cartão que pretende configurar (poderá ter que fazer scroll até encontrar o cartão que pretende);
3º – Na parte de baixo, toque em Detalhes;
4º – Ainda na parte inferior, ative ou desative a opção Utilizar o cartão em vários Serviços do Google.