O processo eleitoral brasileiro acaba de sofrer um novo salto rumo à vanguarda. O governo daquele país eliminou o carácter indispensável de apresentação do Título de Eleitor aquando a realização de sufrágios para o substituir por uma moderna aplicação para smartphones.
A deliberação do Tribunal Superior Eleitoral brasileiro resultou numa aplicação que cria uma versão digital do documento.
Por enquanto a aplicação e-Título está apenas disponível para Android, estando prevista a chegada de uma versão para iOS. O e-Titulo está disponível gratuitamente na loja Google Play Store.
A nova versão digital do cartão de eleitor brasileiro possui informações mais completas do que a que era exibida pelo congénere em papel. Além das informações básicas a versão digital do documento oferece a possibilidade de quitação eleitoral, dados do cadastro biométrico e um útil mapa com o local de votação.
A primeira grande prova do e-Titulo vai acontecer já nas Eleições de 2018. Nas mesas de voto os eleitores terão de verificar a identidade com recurso a código QR,
A substituição do documento não é obrigatória.