Carro feito de materiais biodegradáveis passa testes

Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologias de Eindhoven começou a desenvolver este ano um carro feito de materiais biodegradáveis.

LINA, o nome escolhido para o modelo pelos estudantes para o projeto, passou nos testes de segurança na estrada. A grande maioria do carro é feito de beterraba-sacarina, vulgarmente designada beterraba. Além disso, o carro é revestido por linho e bio-plásticos, o que reduz em 20% a energia necessária para produzir fibras de carbono ou alumínio, materiais mais usuais na produção de automóveis.

O modelo apresenta ainda algumas limitações, em termos de janelas, na função de marcha-atrás e não tem rádio nem ar condicionado. A Universidade adianta que o projeto LINA ainda vai sofrer algumas adaptações mas adianta que em até ao final do mês estará disponível para circular em via pública.

O professor Maarten Steinbuch, da Universidade de Tecnologias de Eindhoven, declarou à BBC que “as empresas automobilísticas estão a pensar como é que vão pegar nos carros antigos e nos do futuro e reutilizá-los para fazerem novos carros”, acrescentando ainda que “talvez isto (A LINA) seja uma opção que eles irão explorar no futuro”.

Fonte: BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here