Carregador universal pode ser obrigatório ainda este ano

A União Europeia já manifestou a sua intenção de criar um carregador único para smartphones bem como outros equipamentos. Ainda que esta medida tenha começado a ser discutida há algum tempo, ainda não foi para a frente. Contudo parece está cada vez mais perto de ser aprovada, e espera-se que entre em vigor ainda este ano.

Esta medida irá trazer grandes benefícios do pontos de vista ambiental, bem como aos cidadãos, que deixaram de ter a necessidade de ter diferentes cabos para os mais diversos dispositivos. Imagine o que é ter o mesmo cabo que carregar o seu smartphones, auriculares e tablets, mas também máquinas de barbear?

A Comissão Europeia estimou que poderiam ser poupados 250 milhões de euros caso se eliminasse as compras desnecessárias de carregadores e que as medidas reduziriam a quantidade de lixo eletrónico em 1.000 toneladas por ano. Contudo, esta medida não é vista com bons olhos pela Apple, que ao ter a sua interface própria, já manifestou, por diversas vezes, o seu desagrado na implementação desta medida.

Em Setembro, Margrethe Vestager, Comissária Europeia da Economia Digital e Sociedade anunciou que “ter um carregador universal que pode ser adquirido independentemente da marca dos telemóveis economizaria recursos e simplificaria as coisas”, anunciou Margrethe Vestager.

Carregador universal pode ser obrigatório ainda este ano

Recentemente, Alex Agius Saliba, do Parlamento Europeu anunciou que espera que até ao final de 2022 exista legislação aprovada para que esta medida entre em vigor. “Um acordo até o final do ano é factível. Esta é a nossa ambição”.

Os legisladores já manifestaram o seu interesse em permitir que este carregador sirva para mais do que smartphones. “Esta seria uma oportunidade totalmente perdida se nos concentrarmos apenas em smartphones”, referem. Por isso, a decisão do Conselho da União Europeia diz respeito a telemóveis, tablets, câmaras fotográficas e de vídeo não destinadas a uso profissional, auscultadores, auriculares, consolas portáteis e altifalantes portáteis.

Entretanto, o órgão executivo da União Europeia  concluiu que as iniciativas voluntárias existentes não alcançaram a melhoria desejada. Nomeadamente, a Comissão Europeia facilitou um acordo entre os principais players da indústria em 2009, com o intuito de trabalharem em soluções comuns, o que levou à redução do número de tipos de porta de carregamento para dispositivos móveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui