CarPlay e Android Auto causam mais distração que o Alcool, drogas e o telemóvel

Quando o Apple CarPlay e o Android Auto começaram a ser lançados, as evidências iniciais sugeriam que essas tecnologias prometiam reduzir a distração durante a condução. Esses sistemas canalizaram os recursos mais importantes dos nossos smartphones para o ecrã de informações e entretenimento ao automóvel, restringindo o desejo dos motoristas de alcançar seus telefones.

No entanto, parece que essas tecnologias que faziam promessas de segurança, não estão a resultar como se previa. Um novo estudo do IAM Roadsmart do Reino Unido, uma organização independente de segurança rodoviária, mostra uma imagem muito mais sombria. A investigação mostrou que os motoristas que usam um dos sistemas num carro exibem tempos de reação mais lentos do que alguém que esteja drogado, ou mesmo alcoólico. De fato, o tempo de reação desses motoristas foi cinco vezes mais lento do que alguém a conduzir acima do nível de álcool no sangue legal.

Durante o teste, que envolveu 46 motoristas, os participantes que usam o Apple CarPlay ou Android Auto tiraram os olhos da estrada por 16 segundos para mexer nos controles. O teste também dividiu as coisas em apenas comandos de voz e apenas touch no ecrã. A operação de comando por voz foi um pouco melhor, mas as descobertas do IAM Roadsmart sugerem que a utilização dos sistemas de infoentretenimento Android Auto e Apple CarPlay ainda estão longe do esperado.

Os motoristas estavam, no entanto, cientes da distração e modificaram a sua direção. Isso resultou em motoristas a conduzir mais devagar, mas no final, o uso ainda deixou os motoristas incapazes de manter uma distância segura e constante quando há um automóvel à frente. Aqueles que participaram também tiveram dificuldade em manter o carro centralizado na pista durante a operação dos sistemas, especialmente ao usar o controle por toque.

Vale ressaltar que o estudo não teve motoristas a realizar tarefas particularmente difíceis. Em vez disso, eles foram instruídos a tocar uma música no Spotify, reagir à receção de uma mensagem de texto, fazer uma ligação telefónica ou navegar até um posto de gasolina.

Embora existam sistemas como o Apple CarPlay e o Android Auto para tentar facilitar a nossa vida ao volante, nada jamais terá toda a sua atenção. Portanto, mantenha o foco na principal tarefa quando está no lugar do condutor: Conduzir. É mesmo o melhor para todos.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here