Carl Pei desafia Apple: Nothing Phone 2 terá iMessage

No mundo da tecnologia, a interoperabilidade entre diferentes plataformas é um tema de discussão constante. A empresa britânica Nothing tem vindo a fazer ondas com o seu mais recente anúncio: o Nothing Phone 2 será compatível com o iMessage da Apple. Este movimento audacioso não é apoiado pela Apple, que tem mantido a sua plataforma de mensagens fechada para evitar a migração de utilizadores para o Android.

A Nothing não foi impulsionada pela Comissão Europeia para fazer esta mudança, embora a Comissão esteja a avaliar a inclusão do serviço na Lei de Mercados Digitais (DMA). Em vez disso, a empresa fundada por Carl Pei implementou a sua própria metodologia para trazer o iMessage para o seu telefone insignia.

A estratégia da Nothing é baseada na aplicação Sunbird, um serviço que atua como intermediário. Os utilizadores do Nothing Phone 2 terão de iniciar sessão com as suas credenciais do iCloud na aplicação Nothing Chats, e o Sunbird guardará essas credenciais “como um token” numa base de dados que, prometem, está protegida por encriptação.

A arquitectura do Sunbird utiliza computadores Mac Mini nos Estados Unidos e na Europa para operar o serviço. De acordo com a Nothing, as mensagens não são armazenadas nos servidores do Sunbird e só estão activas no dispositivo.

No entanto, nem todas as funcionalidades do iMessage estarão disponíveis na Nothing Chat, pelo menos por enquanto. No dia do lançamento, a aplicação permitirá enviar mensagens, participar em chats de grupo, ver a indicação de “a escrever”, enviar ficheiros em alta resolução e enviar notas de voz. A confirmação de mensagens lidas, as reacções e as respostas chegarão “em breve”.

Este é um movimento arriscado por parte da Nothing, e estamos ansiosos para ver a reacção da Apple, que até agora não se pronunciou publicamente sobre o assunto. Além disso, ainda não sabemos se a Apple tomará alguma medida em relação a isto.

Em termos de privacidade, é importante notar que estaremos a utilizar um serviço que atua como intermediário para permitir a compatibilidade entre plataformas de mensagens. Portanto, estamos a falar de uma possibilidade não oficial, uma vez que o iMessage da Apple continua a ser uma plataforma fechada para os dispositivos do seu ecossistema.

Além disso, existem questões de privacidade a considerar, uma vez que estamos a utilizar um serviço intermediário para permitir a compatibilidade entre as plataformas de mensagens. Ainda assim, é interessante ver empresas como a Nothing a desafiar o status quo e a procurar novas formas de melhorar a interoperabilidade entre diferentes plataformas.

Fonte: Theverge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui