Canonical procura crowdfunding para criar smartphone Ubuntu Edge

Ubuntu Edge (1)

A Canonical é conhecida por ter criado o Ubuntu, sistema operativo open source mais conhecido do Linux, e vai lançar-se no segmento móvel com um smartphone, o Ubuntu Edge.

A Apple foi a primeira grande fabricante a lançar dispositivos móveis próprios com sistema operativo próprio. Mais recentemente tivemos a Microsoft, conhecida pelo seu sistema operativo Windows, a lançar-se no mercado das OEM, com o Surface. A próxima empresa será a Canonical, criadora do Ubuntu, com o Ubuntu Edge.

A Canonical divulgou o que será o primeiro smartphone criado pela Canonical e que terá o sistema operativo próprio, o Ubuntu. Sim, para um smartphone, pois a Canonical anunciou uma versão do Ubuntu para smartphone e tablets. Mas o smartphone vai um pouco mais à frente, além do Ubuntu para dispositivos móveis, terá o Ubuntu para computadores, que será ativado quando ligar a um monitor externo, e terá o Android.

Ubuntu Edge (3)Também nas especificações do Ubuntu Edge a Canonical não poupou, contará com um processador multi-core, 4GB de RAM, 128GB de armazenamento, ecrã de 4,5 polegadas com resolução HD, câmara de 8MP e 2MP, 4G, NFC e a maioria das características presentes em dispositivos de gama alta.

Como a Canonical quer lançar o Ubuntu edge é que é diferente das “normais” fabricantes, mas no modelo bem atual e utilizado, o crowdfunding. O crowdfunding é o chamado Financiamento Colaborativo, que passa por procurar apoio financeiro através do investimento de outras pessoas, que receberão, ou não, algo em troca.

A Canonical pretende 32 milhões de dólares para financiar o projeto, sendo que cada unidade irá custa 830 dólares, qualquer coisa como 630€. No entanto, nas primeiras 24h e para os primeiros cinco mil apoiantes, cada unidade custará 600 dólares. Até ao momento de publicação deste artigo e ainda só vai no primeiro dia, já chegou ao primeiro milhão de dólares, o que pode dar boas indicações para o sucesso desta iniciativa da criadora do Ubuntu.

Se está interessado em mais informações sobre o Ubuntu Edge ou, também, quer apoioar a iniciativa e obter uma unidade, basta seguir o link para o Indiegogo.

httpv://youtu.be/fFN4k-AFEbw

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here