Canonical anuncia Ubuntu para tablets com multi-tasking

Tal como esperado quando a Canonical publicou no seu site uma contagem decrescente, a empresa apresentou através de um vídeo e um comunicado de imprensa com as novidades do Ubuntu para tablets.

A Canonical está apostada em expandir o Ubuntu para outros dispositivos, sendo que já há versões para televisores, carros, computadores e smartphones, faltando, apenas, a versão para tablet, apresentada ontem.

O Ubuntu para tablets é similar à versão para smartphones, com o interface a sofrer uma adaptação para um ecrã maior. A navegação simples e intuitiva, o interface personalizado e a navegação fácil entre aplicações continua a ser o destaque desta versão para tablets.

Multi-tasking no Ubuntu

Como esperado no Ubuntu para tablets, há mais novidades, sendo o grande destaque a funcionalidade de Side Stage. Esta funcionalidade permite que possa estar a utilizar duas aplicações ao mesmo tempo, muito similar ao Windows 8, mas que também já vimos no Samsung Galaxy Note 10.1 com o multi-tasking. O Ubuntu para tablets também permitirá editar imagens através de comandos por voz, suporta várias contas de utilizador, como o Android 4.2 Jelly Bean, e um perfil próprio para “visitantes”.

O Ubuntu irá disponibilizar já na próxima quinta-feira, dia 21, uma versão experimental do Ubuntu para smartphones e para tablets, que poderá ser utilizado nos dispositivos Nexus, o Galaxy Nexus e o Nexus 4 para a versão smartphone, o Nexus 7 e o Nexus 10 terá o Ubuntu para tablet. No MWC 2013 haverá tablets com o sistema operativo para demonstração.

Uma das grandes estratégias da Canonical, explicada no vídeo de apresentação, é que o ambiente de trabalho seja alterado conforme o dispositivo que está a ser utilizado. Por exemplo, se ligarmos o tablet a uma televisão, passaremos a ter o ambiente tradicional, o mesmo acontecerá com uma versão PadFone, o ambiente de trabalho será alterado conforme estiver a utilizar o Ubuntu no smartphone, tablet ou netbook.

Aqui fica o vídeo de pouco mais de seis minutos da apresentação do Ubuntu para tablets, em inglês.

httpv://youtu.be/h384z7Ph0gU

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here