Canon EOS R5 e EOS R6: desempenho inigualável, criatividade infinita

A Canon anuncia hoje a EOS R5 e a EOS R6, duas avançadas câmaras mirrorless full frame que se juntam agora ao revolucionário Sistema EOS R, construído com base na Baioneta RF – uma aposta já a pensar no futuro. A EOS R5, de nível profissional, oferece imagens de 45 megapixels até 20fps e é a primeira mirrorless full frame a alguma vez gravar internamente em RAW de 8K de até 29.97fps, e em 4K até 120p.

A EOS R6, por sua vez, é perfeita para entusiastas e profissionais que pretendam fazer a transição para mirrorless e procurem capacidades superiores – capta imagens de 20.1 megapixels a 20fps, impressionante vídeo 4K de até 60p e Full HD até 120p. Nada se aproxima da velocidade e resolução da EOS R5 e EOS R6.

Redefinir as mirrorless profissionais

A tecnologia do sensor CMOS de próxima geração, combinada com as objetivas RF de alto desempenho, permite aos utilizadores captar novos níveis de detalhe com a velocidade líder do mercado. A EOS R5 e EOS R6 podem gravar até 20fps com o obturador eletrónico em silêncio total, com exposição automática (AE) e focagem automática (AF). Os utilizadores podem estar confiantes quando captam cenas de ação: sejam imagens ou vídeo, a qualidade é excecional em qualquer localização e sem perturbar os motivos. O obturador com primeira cortina mecânica e eletrónica também oferece disparo contínuo de alta velocidade de até 12fps.

Pela primeira vez na série EOS, a EOS R5 e a EOS R6 apresentam Estabilização de Imagem Incorporada (In-Body Image Stabilization – IBIS) de 5 eixos, trazendo vantagens aos utilizadores de todos os tipos de objetivas. Pensada para trabalhar em colaboração com o sistema IS das objetivas RF, esta solução foi concebida para que as objetivas e o sensor trabalhem no sentido de corrigir a orientação e a direção; o sensor corrige também os movimentos X-Y e de rotação. Este inteligente sistema de estabilização consegue uma incrível correção até 8 passos – a melhor estabilização de imagem do mundo – permitindo novos níveis de criatividade ao fotografar com a câmara na mão e velocidades de obturação lentas, ou ao filmar sem um tripé.

O amplo diâmetro da Baioneta RF garante que a luz continua a alcançar todo o sensor, até mesmo os cantos, apesar do movimento do sensor introduzido pela estabilização de imagem incorporada. O diâmetro de 54mm permite que as objetivas RF sejam desenhadas com maiores círculos de imagem, facilitando um maior movimento do sistema IS do corpo, o que significa que algumas objetivas RF não-IS, como a RF 85mm F1.2L USM ou a RF 28-70mm F2L USM, também podem alcançar até 8 passos de estabilização de imagem.

Os utilizadores de objetivas EF vão conseguir um desempenho melhorado da IS, pois a IS incorporada funciona com as objetivas EF habilitadas para IS de forma a oferecer correção de rotação e X-Y. Mesmo as objetivas EF não-IS poderão beneficiar da correção de 5 eixos oferecida pela IS incorporada da EOS R5 e EOS R6.

Manter a nitidez

A tecnologia do processador DIGIC X no cerne da EOS R5 e da R6 – a mesma tecnologia da cobiçada EOS-1D X Mark III – suporta a conceituada AF CMOS Dual Pixel II de próxima geração, elevando a velocidade e a fiabilidade a níveis inigualáveis. A AF mais veloz do mundo consegue focar em apenas 0.05 segundos; assim, a EOS R5 consegue focar com níveis de iluminação tão reduzidos quanto -6EV e a EOS R6 é a primeira câmara EOS a oferecer um EV mínimo para AF de -6.5EV. A AF de alta precisão é eficaz mesmo em condições de disparo com baixos níveis de iluminação ou contraste.

O sistema de focagem automática iTR AF X foi programado utilizando Inteligência Artificial com Deep Learning, enquanto o modo de deteção rosto/olhos garante que as pessoas fotografadas se mantêm nítidas, mesmo no caso de movimentos imprevistos com uma menor profundidade de campo. Ainda que a pessoa vire costas por um momento, a cabeça continuam a ser acompanhada.

Esta deteção avançada, possibilitada por algoritmos de Deep Learning, reconhece rostos e olhos de humanos e agora inclui também gatos, cães e pássaros, tanto no modo de fotografia como de vídeo. A EOS R5 e EOS R6 mantêm a focagem e deteção de alta precisão, independentemente da dimensão, postura, orientação ou direção da face do fotografado, ajudando os utilizadores a captar imagens com confiança, mesmo com os motivos mais imprevisíveis.

Conexão inteligente

Com Bluetooth e Wi-Fi integrados, a EOS R5 (Wi-Fi 5Ghz) e a EOS R6 (Wi-Fi 2.4Ghz) podem conectar-se facilmente a um smartphone ou rede, permitindo a partilha de ficheiros a alta velocidade e a transferência FTP/FTPS.

Esta funcionalidade também permite que as câmaras sejam controladas remotamente, utilizando as aplicações Camera Connect e EOS Utility, ligadas a um PC ou Mac através de Wi-Fi ou de USB 3.1 Gen 2 de alta velocidade. Sendo a entrega de conteúdo tão importante como a captação de imagens e vídeo, a EOS R5 e EOS R6 suportam a transferência automática de ficheiros de imagem a partir do dispositivo para a plataforma Cloud image.canon, para partilhar e imprimir imagens com facilidade ou para integração com os fluxos de trabalho Google Photos ou Adobe Creative Cloud.

EOS R5: Nunca compromete

A EOS R5 representa um inédito passo em frente na tecnologia mirrorless, oferecendo a mais elevada resolução de sempre numa câmara EOS. O processador DIGIC X, o sensor CMOS e as objetivas RF combinam-se para fazer progredir todos os aspetos da qualidade de imagem, de forma a alcançar uma resolução que ultrapassa os 45 megapixels.

Com uma cobertura AF de até 100%, com 5.940 pontos AF selecionáveis e uma gama ISO de 100-51,200, mantém a nitidez dos motivos, mesmo em condições de muito pouca iluminação. A ranhura dupla para cartões, alojada num corpo de magnésio resistente às condições climáticas, suporta cartões CFexpress de alta velocidade e também SD UHS II.

Os profissionais podem captar impressionante vídeo RAW interno em 8K de 12 bits, utilizando a totalidade do sensor para um resultado verdadeiramente cinematográfico, com deteção AF contínua de olhos e rostos para pessoas e animais. A EOS R5 também estabelece novos padrões para os videógrafos que gravam em 4K – capta em DCI 4K (full frame) e UHD 4K com rácio de fotogramas até 120p (119.88fps) e qualidade 4:2:2 de 10 bits, o que permite gravar numa suave câmara lenta de alta resolução com total desempenho AF.

Os utilizadores que procurem a mais alta qualidade 4K podem escolher o modo 4K HQ para reproduzir com incrível detalhe em rácios até 30p, através da sobreamostragem interna das gravações 8K.

  • Gravação interna de RAW 8K até 29.97fps (sem corte)
  • Gravação interna em 8K até 29.97fps (sem corte) em 4:2:2 de 10 bits em Canon Log (H.265) ou em 4:2:2 de 10 bits em HDR PQ (H.265)
  • Gravação interna em 4K até 119.88fps (sem corte) em 4:2:2 de 10 bits em Canon Log (H.265) ou em 4:2:2 de 10 bits em HDR PQ (H.265)
  • 4:2:2 de 10 bits em Canon Log ou 4:2:2 de 10 bits em HDR PQ saída via HDMI em 4K e 59.94fps

A procura dos utilizadores levou ao regresso do multi-controlador à EOS R5, para além da AF Touch and Drag (Toque e Arraste), utilizando o ecrã táctil de ângulo variável com resolução de 2.1 milhões de pontos.

Suportando também o RAW Dual Pixel, é possível corrigir a focagem e o contraste no fundo e alterar a iluminação dos retratos após a captação da imagem – o que aumenta as possibilidades criativas. O visor eletrónico (EVF) de 0.5” é atualizado a 120fps com uma resolução de 5.76 milhões de pontos, oferecendo uma visão impressionante do mundo, em comparação com um visor ótico.

EOS R6: Excelência completa

A EOS R6, tal como a EOS R5, exibe as incríveis capacidades do Sistema EOS R, oferecendo aos entusiastas o potencial de captar imagens e vídeos com extrema nitidez utilizando a câmara na mão. Proporcionando velocidade e qualidade full frame líderes de mercado, a EOS R6 é uma câmara potente e versátil que excede largamente as exigências dos semiprofissionais e dos aficionados, independentemente do seu género fotográfico.

Os entusiastas de desporto e vida selvagem poderão captar movimentos rápidos com confiança, utilizando a velocidade de até 20fps, a flexibilidade de até 6.072 pontos AF selecionáveis e os modos de deteção AF para rostos, olhos e animais, automáticos e baseados em Deep Learning. O sensor CMOS de 20.1 megapixels partilha muitas das tecnologias e desempenhos que vemos na EOS-1D X Mark III, oferecendo um intervalo ISO automático de 100-102,400 que permite produzir imagens nítidas, mesmo nos mais difíceis ambientes de pouca iluminação, como casamentos ou eventos em interiores, o que se traduz em maior flexibilidade e ainda mais opções.

Permitindo aos criadores de conteúdos satisfazer a procura, cada vez maior, pela produção de deslumbrantes fotos e vídeos, a inovadora EOS R6 pode filmar com resolução UHD 4K de até 59.94fps, conseguida através da sobreamostragem de 5.1K. Possibilita também a produção de incríveis filmes em câmara lenta com suporte AF utilizando Full HD de até 119.88fps. Durante a gravação de vídeo, o padrão zebra pode ser utilizado como guia para o ajuste da exposição, o que é particularmente útil em condições que resultam, geralmente, na sobre-exposição das altas-luzes. Com a opção de gravação interna em H.264 de 8 bits ou H.265 YCbCr 4:2:2 de 10 bits e Canon Log, os utilizadores podem desfrutar da máxima flexibilidade na pós-produção.

O EVF de 0.5” e 3.69 milhões de pontos pode alcançar uma taxa de atualização máxima de até 120fps, com atraso mínimo – ideal para fotografar desporto –, proporcionando assim uma visão transparente e responsiva dos motivos. O ecrã LCD de ângulo variável, com 3” e 1.62 milhões de pontos, encoraja a captação a partir de ângulos criativos. O slot duplo de cartões permite a inserção de dois cartões SD UHS II e gravação simultânea em ambos, com a capacidade de gravar em diferentes formatos para maior segurança e velocidade.

Introduzindo três novos acessórios EOS

LP-E6NH

Uma nova e mais duradoura bateria incluída na EOS R5 e EOS R6 e compatível com todas as câmaras existentes que utilizam a série de baterias LP-E6. A LP-E6NH vem substituir a LP-E6N, com um aumento de capacidade de 14%, atingindo os 2130mAh, permitindo aos utilizadores fotografar durante mais tempo e mantendo a compatibilidade com produtos e acessórios existentes.

Punho de bateria BG-R10H

Permite captação de imagens prolongada e sem perturbações com a EOS R5 e EOS R6, ideal para casamentos, vida selvagem e notícias. O novo punho de bateria oferece aos utilizadores a capacidade de alimentar os corpos utilizando duas baterias (LP-E6/N/NH). O punho também oferece controlos duplicados para a gravação vertical facilitada.

WFT-R10H

Transmissor de Wi-Fi e antenas MIMO 2×2 para transmissão mais longa e de maior amplitude, compatível com a EOS R5. O WFT-R10H também apresenta processamento de rede melhorado, permitindo SFTP através de Wi-Fi e incluindo velocidade gigabyte através da porta de Ethernet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here